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Como montar empresa de transporte escolar?
Edgar Vargas, São Paulo (SP)
Montar uma empresa de transporte escolar exige muita paciência. Primeiro, para lidar com as
crianças e, depois, para enfrentar a
burocracia.
O empreendedor terá várias despesas: comprar um utilitário
-uma minivan Asia Towner, para
até oito pessoas, o modelo mais barato do mercado, custa a partir de
US$ 9.000-, pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), legalizar o
veículo (R$ 600, em média) e adquirir os equipamentos obrigatórios -luzes de advertência, cinto
de segurança para todos os passageiros, tacógrafo, cartaz com lotação e faixa com a inscrição "escolar", pintada em torno do modelo,
tudo por cerca de R$ 900.
Os contatos com os clientes são
feitos nas escolas. O empreendedor deverá explicar o funcionamento da empresa, as condições
operacionais, os preços, as formas
de pagamento e o contrato.
Se o empreendedor for montar
um escritório para gerenciar vários veículos, o ponto ideal são os
bairros residenciais próximos a escolas e cursinhos. Não esqueça que
o local deve ter uma garagem para
abrigar os utilitários.
O investimento para montar esse
escritório chega a R$ 90 mil, incluindo dois veículos e mobiliário.
É preciso contratar motoristas e
um serviço de manutenção.
Ligue Sebrae-SP: 0800-780202.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para o caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º
andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela
equipe técnica do Sebrae-SP exclusivamente nesta seção.
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