São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inverno de Porto Alegre convida a tomar bebidas quentes e a visitar alguns dos 26 museus da cidade

Capital é lugar para sentir o frio da estação

DA ENVIADA ESPECIAL AO RS

Um chocolate quente, um bom vinho regional e o amargo chimarrão são as melhores companhias para quem visita Porto Alegre neste inverno, cujas temperaturas variam de 2C a 20C.
A cidade é um dos poucos lugares do país para sentir um friozinho de verdade, e seu aeroporto é ponto de partida para visitar outras regiões geladas do Estado, como Caxias do Sul (leia mais na pág. F8), conhecida pelo vinho.
A capital do Rio Grande do Sul, com 476,3 km2 e 1,3 milhão de habitantes, formou-se com os índios e com a chegada de tropeiros no século 17, de colonos açorianos no século 18 e de africanos e imigrantes europeus no século seguinte.
Porto Alegre tem orgulho de ser bastante arborizada, com nove parques urbanos e centenas de praças, e se autoproclama capital cultural do Mercosul. Para fugir do frio, a parte cultural é mesmo uma boa dica, e pode-se visitar alguns dos 26 museus da cidade, como o de Ciência e Tecnologia e o memorial do Estado.
O famoso sol que se põe sobre o Guaíba faz isso por volta das 17h30 nos meses de frio, e um dos lugares indicados para apreciar essa vista continua sendo a Usina do Gasômetro, centro cultural que ocupa uma antiga termoelétrica. Quando o pôr-do-sol se aproxima, o terraço fica cheio.
À noite, a pedida são os bares, como os da rua Fernando Gomes, chamada de "calçada da fama". Para ouvir música ao vivo, há a aconchegante Taperia, na esquina dessa rua com a Padre Chagas (R$ 3 pelo couvert artístico). (CKT)



Texto Anterior: Crise argentina afetou região
Próximo Texto: Praças da capital do Estado são estratégicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.