São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu exibe dia-a-dia do colono

DA ENVIADA ESPECIAL

Um dos passeios mais interessantes para quem vai a Caxias do Sul é a visita ao museu da Casa de Pedra (rua Ludovico Cavinatto, s/nš; funciona de terça a domingo, das 9h às 17h; entrada gratuita). Na zona urbana da cidade, uma casa de pedras irregulares, barro e madeira reproduz uma moradia típica de imigrantes italianos nos seus mínimos detalhes.
Objetos agrícolas, como foices e enxadas, móveis rústicos, santos e terços adornam a casa simples, que tem paredes fortes e é muito resistente ao frio.
Todos os ambientes possuem artigos originais, como os móveis, que, devido à qualidade, não precisaram ser alterados -tradição oriunda de uma época em que as coisas deveriam durar a vida inteira. Os móveis eram confeccionados pelos próprios imigrantes italianos, que tinham talento para marcenaria.
A cozinha tem uma riqueza de detalhes impressionante. Ali as mulheres passavam a maior parte do dia e a família se reunia para as refeições. Há monjolos para descascar sementes (arroz e trigo, por exemplo) e máquinas para fazer as tão famosas massas da cidade. Existe também o fogão à lenha, construído com barro e madeira e chamado de "focolaro".
O visitante fica só imaginando as delícias que eram produzidas naquele recanto. Os parreirais na área externa da casa completam a viagem pelo tempo. (VJ)


Texto Anterior: Caxias do Sul retrata saga italiana no Estado
Próximo Texto: Adega vira cantina à noite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.