São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULHER DAS LETRAS

Livraria foi a primeira a vender obra-prima

Proprietária original capitaneou "Ulisses"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma das maiores obras da literatura foi publicada pela primeira vez graças à Shakespeare and Company. Em 2 de fevereiro de 1922, Sylvia Beach teve em mãos os exemplares de "Ulisses", de James Joyce. Era ela a editora. A Shakespeare and Co. foi o primeiro lugar a vender o livro, e a literatura nunca mais seria a mesma.
Com "Ulisses", Joyce inovou como nenhum outro autor do século passado -exceção feita talvez a ele mesmo em "Finnegan's Wake". Segundo o crítico norte-americano Paul Gray, o autor irlandês fez uso de "múltiplas vozes narrativas e de um extravagante jogo de palavras". Sylvia Beach conheceu Joyce em 1920. Em "Shakespeare and Company - Uma Livraria na Paris do Entreguerras" (Casa da Palavra, R$ 42), sua autobiografia, que também é a biografia da livraria, ela conta ter dito ao escritor: "Ora se não é o grande James Joyce!".
A partir daquela fala, que foi retribuída com gentileza, Beach tomou para si uma missão difícil. O livro era considerado maldito e inviável comercialmente por suas inovações, seu tamanho (mais de 500 páginas) e principalmente por haver trechos -antes divulgados na imprensa- proibidos em razão de suposta pornografia.
Além de publicar "Ulisses", Beach não recebeu os direitos das seis primeiras edições. Doou-os a Joyce. Também fundou o museu em homenagem a ele em Dublin, na Irlanda. (LS)


Texto Anterior: Viagem literária: Outra Sylvia assume a Shakespeare and Co.
Próximo Texto: Cuidados de viajante: Viagem sai cara para bicho de estimação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.