São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O GALO

A expectativa é que cerca de 2 bilhões de viagens sejam feitas no país até o final da temporada de festividades, em 5/3

China se movimenta para celebrar Ano Novo

DA REDAÇÃO

O auge da temporada de viagens para o Ano Novo chinês, quando ocorre o maior êxodo anual do mundo, começou na semana passada, com o início das férias, segundo o "Pequim News". A expectativa é que sejam feitas cerca de 2 bilhões de viagens por toda a China até o dia 5 de março. Na próxima quarta-feira, dia 9 de fevereiro, será comemorado o primeiro dia do ano no calendário lunar chinês, que celebra o ano do Galo. As festividades duram ainda mais duas semanas.
Na última segunda-feira só os trens em Pequim transportaram mais de 250 mil pessoas e ainda devem levar cerca de 7,35 milhões de viajantes durante a temporada.
Nesta época do ano, pessoas em toda a China, país mais populoso da Terra, com 1,3 bilhão de habitantes, fazem o trajeto para se reunirem às famílias. Os mais abastados se dirigem aos resorts de férias voltados a estrangeiros.
Segundo a agência de notícias "Xinhua", deve haver 1,79 bilhões de viagens rodoviárias. Também se deslocarão 12,6 milhões de passageiros civis e 145 milhões de pessoas usaram o sistema ferroviário durante o feriado. Os dados que demostram esse aumento são em relação a 2004.

Além da China
A festa não se restringe à Ásia. Cidades como San Francisco e Nova York, nos EUA, e Vancouver, no Canadá, que abrigam as maiores populações de descendentes e de imigrantes chineses na América do Norte também comemorarão o ano do Galo.
San Francisco tem a maior celebração do Ano Novo chinês fora da Ásia. Em Londres, milhares de pessoas se reúnem anualmente na Trafalgar Square, em Chinatown e na Leicester Square para festejar o início do ano chinês.
Pela tradição chinesa, dias antes do Ano Novo, as famílias se dedicam às tarefas domésticas e se preocupam em deixar a casa limpa. O objetivo é varrer o azar de suas vidas e abrir o caminho para a sorte do ano seguinte.
Portas e janelas são pintadas, normalmente de vermelho, e decoradas com pequenos papéis que contêm versos sobre alguns temas, como felicidade, riqueza, longevidade e satisfação no casamento, com mais filhos.
À meia-noite, após o jantar familiar, no qual uma das comidas levadas à mesa é o jiaozi -um bolinho cozido-, o céu é coberto por fogos de artifício.
Nos 15 dias subseqüentes ao Ano Novo, os chineses realizam o Festival das Lanternas, ocasião em que ocorrem muitos shows e danças folclóricas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: MSC: Cruzeiro gastronômico reúne chefs
Próximo Texto: Albânia: Grupo francês tenta abrir village na baía de Kakome, costa do Adriático
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.