São Paulo, segunda-feira, 03 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÉRIAS NOS PARQUES
Nova montanha-russa do Sea World fica sobre a água e proporciona uma queda livre de 100 km/h
Kraken apavora e molha quem está de fora

DA ENVIADA ESPECIAL A ORLANDO

Se morrer de medo está entre suas diversões preferidas, então você não pode perder a nova atração do parque Sea World de Orlando (EUA), a montanha-russa Kraken, inaugurada no mês passado.
O monstruoso brinquedo atinge a altura de 45 metros (equivalente a um prédio de 15 andares) e faz o (in)feliz passageiro despencar 44 metros, a uma velocidade de 100 km/h.
Para quem acha pouco, ainda há sete inversões, incluindo tubo de gravidade zero, loops verticais e voltinhas simples -para lembrar a mamãe. Ai!
Como parte do trilho -que ao todo chega a 1.273 metros- é sobre a água, o divertimento ainda oferece três mergulhos. Em um deles, você cai inesperadamente em uma lagoa, espirrando água em quem estiver por perto -para dar o gostinho aos destemidos que aguardam na fila.
Os carrinhos da Kraken não têm piso. Parece pouco, mas isso significa que os pés dos passageiros ficam totalmente soltos. Também não há barreiras para segurar as pernas dos visitantes. A única trava está sobre os ombros.
Aos que acham que não vão resistir, a única saída é se entregar a Deus e esperar que a criatura pare. São três minutos e 39 segundos de terror.
Para não fugir do perfil temático do parque -a vida marinha-, a montanha-russa foi inspirada em uma mitológica criatura submarina temida pelos navegadores.
Segundo a lenda, o mais temível dos monstros marinhos se chamava Kraken. Esse monstro teria sido mantido preso nas profundezas dos oceanos por Poseidon. Em muitas histórias da mitologia grega, o causador dos terremotos manda esses monstros destruírem a Terra.
A montanha-russa Kraken veio para atender a pedidos dos visitantes do Sea World, que investiu pela primeira vez em um brinquedo desses em 1998, quando inaugurou a Journey to Atlantis.
Se comparada à Kraken, essa montanha-russa é um plácido passeio, no qual você conhece uma misteriosa cidade perdida.
Último lembrete: para andar na Kraken, o passageiro deve ter no mínimo 1,40 m. (MIRNA FEITOZA)


Texto Anterior: Golfinho não é obrigado a atuar
Próximo Texto: Sea World seria proibido no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.