São Paulo, segunda, 3 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INGLATERRA REAL
Livro lançado pela revista "Time Out" traz roteiros até para busca de parceiros
Guia divulga passeios pelo interior do país

ISABEL VERSIANI
de Londres

Para quem já visitou os pontos turísticos obrigatórios de Londres, um passeio a pé pelos arredores da cidade pode ser uma ótima maneira de passar o dia. Além de conhecer o famoso "countryside" britânico, a caminhada dá ao visitante a chance de ver cenas e paisagens autênticas da vida inglesa.
A "Time Out", maior revista de programação cultural de Londres, lançou há dois meses um guia com instruções detalhadas de 53 caminhadas perto da cidade. Todos os passeios começam e acabam em uma estação de trem de Londres e podem ser feitos em um dia.
Quem quiser fazer um passeio mais cultural pode escolher um roteiro que passe, por exemplo, pelas cidades universitárias de Oxford ou Cambridge. Outra alternativa é uma visita a Canterbury, cidade famosa por sua catedral.
Para os interessados em uma caminhada bucólica, há um passeio, por exemplo, pelo condado de West Sussex, passando apenas por bosques e colinas. Há ainda visitas a castelos e ruínas romanas.
Os roteiros trazem mapas e informações históricas. As caminhadas são classificadas numa escala de 1 a 10, conforme a dificuldade. A mais puxada é a número 25 (dificuldade 9), que passa pela costa sul do país, atravessando rios e uma praia de nudismo (19 km).
Mas há opções mais leves. O passeio pelos arredores de Wivenhoe é um exemplo. O roteiro tem 14 quilômetros, mas parte dessa distância é coberta de barco.
Para quem se interessa em se juntar a outros grupos de andarilhos, o livro estabelece um calendário de passeios para os sábados, até 2003. Há ainda roteiros para gays, lésbicas, heterossexuais interessados em "desencalhar" etc.
Para quem prefere caminhar de forma independente, é só ignorar a tabela e seguir o seu próprio ritmo. Só é recomendável obedecer mais ou menos os horários de saída sugeridos para não correr o risco de pegar o "pub" fechado.
É que para todos os passeios há pelo menos uma sugestão de parada para o almoço -sempre num "pub" tradicional- e chá da tarde. Esses locais, tipicamente ingleses, são uma atração à parte.

"Time Out Book of Country Walks" - Editora Penguin Books, US$ 16,20.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.