São Paulo, segunda-feira, 05 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuga da rotina vira "jornada" de 10 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Nada que seja muito fixo atrai Denize Cardoso, 30. Há dez anos ela viaja pelo mundo, sempre arranjando empregos com os quais possa se sustentar no país que escolhe para conhecer. Quando enjoa, pega as malas e segue viagem. Nesse esquema e graças ao passaporte italiano, morou em seis países e conheceu muitos outros.
"Formei-me em educação física, mas sempre tive loucura por viajar. Foi então que me ocorreu que juntar trabalho com o que eu mais gostava de fazer nas horas vagas poderia ser interessante."
Começou trabalhando em hotéis, e a primeira oportunidade de ir para o exterior surgiu com um emprego no Japão. "Depois de lá, tudo ficou fácil", acredita ela.
Trabalhou em hotéis, agências de turismo e em eventos esportivos na Europa, incluindo bicos em treinos de corridas de Fórmula 1 e Copas do Mundo.
Denize é tão avessa a rotinas que, mesmo os empregos em resorts, que costumam enviar seus monitores para diferentes unidades, não a atraem. Para ela, o simples fato de viver em um hotel já é algo semelhante a uma prisão e não lhe daria a chance de realmente conhecer um país.
As lembranças das aventuras são guardadas na casa da mãe, no Brasil. "Tenho caixas cheias de coisas que não tenho coragem de jogar fora", diverte-se.
Coragem é algo que ela acredita que basta para as aventuras a que se propõe, independentemente dos sustos -assaltos, perseguições- pelos quais já passou.
"Hoje sei que em qualquer lugar do mundo posso conseguir trabalho e ser feliz", conta. "O problema é que não consigo parar com essa vida." (CKT)




Texto Anterior: Vocação para viajar estimula carreiras
Próximo Texto: Fernando Gabeira: Porto Alegre faz da política uma atração turística
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.