São Paulo, segunda-feira, 06 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shopping center ofuscou local

ESPECIAL PARA A FOLHA

Nos anos 20, a Chile representava para Salvador o que a rua do Ouvidor representava para o Rio de Janeiro ou a 15 de Novembro para São Paulo. Era a rua do glamour, com sofisticados estabelecimentos de moda: os magazines Duas Américas e Sloper; as lojas Casa Clark, Ao Louvre, A Pérola, Calçados Harley, A Moda, Chapelaria Mercuri, entre outras.
No fim de semana, os baianos olhavam vitrines e assistiam aos filmes melosos exibidos pelos cines Glória ou Guarani para mais tarde tomar o chá do Palace ou então saborear o sorvete de A Cubana. Os homens preferiam o sifão da pastelaria Triunfo.
Ir à Chile era como frequentar o shopping. Senhoras e senhoritas exibiam o que a moral da época permitia: os cabelos escondidos sob as abas do chapéu. Os homens, vestidos de linho branco, paletó e gravata, flertavam com as moças, que, por sua vez, correspondiam com olhares tímidos.
A elite se divertia no cassino do hotel Palace, quartel-general da alta sociedade durante o Carnaval. Na festa de Momo, o Palace era o camarote de onde se podia apreciar os corsos que desfilavam pela mesma rua, que, nos anos 50, veria nascer o trio elétrico, a fobica de Dodô e Osmar.
A decadência da Chile aconteceu na década de 70, quando o núcleo do poder foi transferido para o centro administrativo da avenida Luís Vianna, conhecida como Paralela, e surgiu o shopping Iguatemi, o primeiro grande centro comercial de Salvador.
O incêndio das lojas Duas Américas, em 1977, acelerou o processo, de modo que, dos tempos dourados, quase nada restou.
A exceção é a loja de roupas O Adamastor, que pertenceu ao pai de Glauber Rocha, mas que não verá transcorrer as comemorações do centenário. Ainda neste mês ela deve fechar suas portas, depois de meio século de atividades, para dar lugar à loja de uma cadeia de fast food. (NVC)


Texto Anterior: Desfile da Marinha chilena batizou via
Próximo Texto: Europa à vista: De cara nova, Splendour faz cruzeiros pelo Mediterrâneo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.