São Paulo, segunda-feira, 06 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA À VISTA

Navio não volta ao país neste ano, mas quer brasileiro

De cara nova, Splendour faz cruzeiros pelo Mediterrâneo

DA ENVIADA ESPECIAL À BAHIA

Não mais as canções de Ivete Sangalo e Djavan interpretadas por uma banda brasileira no deque da piscina tampouco a feijoada servida todas as quartas nem a cerveja nacional ou as caipirinhas encontradas nos bares. É característica da empresa norte-americana Royal Caribbean adaptar seus produtos aos seus hóspedes (como a empresa se refere a seus passageiros). Sendo assim, o Splendour of the Seas, que não deve voltar ao Brasil na temporada 2003/2004, seguiu rumo ao Mediterrâneo de "cara nova".
Segundo Ricardo Amaral, gerente de marketing da Sun & Sea, representante da Royal Caribbean no Brasil, o navio sofreu mudanças desde a gastronomia até as festas. Serão incluídos no cardápio drinques novos e um prato típico de cada escala do roteiro, os shows passam a ser apresentações internacionais ao estilo Broadway, a equipe de entretenimento vai realizar atividades em diversas línguas, inclusive português, as lojas venderão suvenires de cada portos e as festas terão temáticas internacionais. "Os horários das refeições também serão mudados, já que os brasileiros têm o costume de jantar mais tarde."
Devido a problemas com a legislação tributária para os cruzeiros, o Splendour não deve voltar ao Brasil para a próxima temporada. Segundo Eduardo Nascimento, presidente da Sun & Sea, o produto Splendour of the Seas foi bem aceito pelos brasileiros, o que não os impede de viajar em outros navios da Royal, ainda que fora do Brasil. "Constatamos em pesquisas a bordo que 60% de nossos clientes voltariam a viajar num navio da Royal; 90% voltariam a fazer um cruzeiro. Além disso, 15% viajaram mais de duas vezes nesta temporada", diz.
Nascimento afirma que ainda há a possibilidade de o Splendour vir no verão 2003/ 2004. "Um ano fora do mercado é um vácuo ruim, mas não fatal. O Brasil perde mais, já que deixam de ser gerados 2.000 empregos; não serão mais pagos R$ 30 milhões em taxas e deixam de ser gastos R$ 70 milhões nos portos."

Promoção
Enquanto isso, a Royal oferece promoções para os brasileiros. Até junho, quem comprar uma passagem aérea da Delta Air Lines para o Caribe ganha um cruzeiro de sete dias no Adventure of the Seas, saindo de San Juan e passando por St.Thomas, St. John's, St. Lucia e Barbados. A promoção vale para reservas feitas na Nascimento, tel. 0/xx/11/3156-9944.
A Royal passa também a vender o conceito de cidade itinerante, aprimorando a definição de resort itinerante que atribui aos seus navios. (CAROL FREDERICO)


Carol Frederico viajou a convite da Royal Caribbean e da Sun & Sea

Texto Anterior: Shopping center ofuscou local
Próximo Texto: Comida por quilo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.