São Paulo, segunda, 6 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASIL PROFUNDO
Barragens seriam solução
População sobrevive por comprar fiado

ao vale do Jequitinhonha

Cerca de 3.000 habitantes de Minas Novas foram trabalhar em outros lugares, segundo o prefeito, José Geraldo Coelho (PMDB), 61. A cidade tem 30 mil moradores.
Coelho defende a construção de pequenas barragens para solucionar o problema da seca. "Temos cinco pequenas barragens que ajudam muito e o ideal seria a construção de cem em toda a região. Cerca de 70% de nossa população é afetada diretamente pela seca."
Maria Lopes da Silva, que nem lembra mais a sua idade, murmura com expressão de tristeza e desesperança: "Trabalhei a vida inteira na roça, isso aqui está uma secura danada, mas Deus vai ajudar". Hoje ela não consegue mais trabalhar e apenas cuida das netas Ana Paula, de 10 meses, e Regina, 10.
José Geraldo Gomes da Silva, 43, dono de um armazém em Minas Novas, vende fiado para as famílias dos cortadores de cana.
"Na maioria das vezes eles pagam tudo. Mandam R$ 100, R$ 200 reais e vão acertando aos poucos. Se eu não vender fiado para esta gente como é que eles vão viver?"



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.