São Paulo, segunda, 7 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIM DA SIESTA
Cadeia montanhosa, vulcões, lagos, vegetação e animais fazem da região um verdadeiro paraíso ecológico
Natureza viva dá graça ao sul do México

Portão principal da igreja de San Juan Bautista, em San Juan Chamula free-lance para a Folha

A privilegiada região dos tuxtlas, no sul do México, abriga a única cadeia montanhosa em toda a costa do golfo do México.
Para os amantes da natureza, além de flora e fauna únicas, existem alguns vulcões espalhados por esse verdadeiro paraíso ecológico.
A principal cidade -e pólo de turismo na região- é a pequena e simpática Catemaco, que abriga aconchegantes hotéis e restaurantes. Tudo à beira do lago que leva o nome da cidade.
Existem muitas atrações turísticas nos arredores de Catemaco, entre elas as reservas ecológicas de Nancyaga e La Jungla.
Caso você queira um delicioso banho de mar, nada melhor do que ir à paradisíaca praia de Monte Pio, a 32 km de Catemaco.
Caminho suave
Completa a relação de atrações naturais da região a impressionante serra dos Tuxtlas, situada no Estado de Veracruz.
Para chegar até essa região, o melhor é sair da cidade portuária de Veracruz pela rodovia 180, conhecida como Panamericana.
A estrada é maravilhosa, pois serpenteia e acompanha o golfo do México. No caminho, você passa pelas cidades de Alvarado, Lerdo e Tejeda e Angel de Cabada.
A partir de Angel de Cabada, começa uma subida sinuosa por uma serra repleta de curvas e com uma vegetação exuberante.
(ARTHUR VERÍSSIMO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.