São Paulo, segunda, 7 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vilarejo tem regime autônomo

free-lance para a Folha

A 12 km de San Cristóbal de las Casas, depois de uma subida vertiginosa, você atinge San Juan Chamula, vilarejo localizado nos altos de Chiapas, a 2.900 m de altitude.
O melhor dia para visitar o vilarejo de Chamula é aos domingos.
Nesse dia, diversos representantes de outros vilarejos encontram-se para decisões políticas e administrativas. San Juan Chamula é administrado sem a interferência do governo mexicano.
A praça Central, na frente da igreja de San Juan Bautista (padroeiro da cidade), é um mercado repleto de frutas, legumes, aves e artesanato.
Regras
Existe uma série de regras e leis que o turista deve obedecer para perambular pelo vilarejo. Uma delas manda não fotografar o interior da igreja ou as autoridades. Caso fotografe, o turista corre o risco de receber umas porretadas de um policial chamula.
Religião é assunto sério em San Juan Chamula. Penetrar na igreja do vilarejo é uma experiência única e que exige uma autorização especial para a visita.
Seu interior é uma grande festa. O chão é forrado por ramos de cipreste. Dezenas de estátuas de santos espalham-se em altares pelos quatro cantos da igreja.
Há uma completa integração entre os santos católicos e as divindades maias.
Os sacristãos são também curandeiros e fazem limpezas espirituais. Seguindo o exemplo dos xamãs chineses, a consulta tem início com um diagnóstico tomado pelo pulso, local que concentraria os males que afligem a pessoa.
Na sequência, velas de diversas cores são acesas. O curandeiro começa a beber posh (pinga) e entra em transe. O mais incrível é que, para expulsar os espíritos maléficos, o xamã bebe uma garrafa de refrigerante e arrota sem nenhuma cerimônia. Isso tudo dentro da igreja. Acredite se quiser. (AV)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.