São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quase todo habitante é da família Crispim

NO LITORAL CEARENSE

Jonas é irmão de Misaac e Sidrak, que são primos de Jeová e Josué, que são primos de Joás, neto dos irmãos Francisco e Jonas. Não, não se trata de uma nova versão de quadrilha utilizando personagens bíblicos, mas da realidade do povoado de Ponta Grossa, onde quase todos são parentes e têm o sobrenome Crispim.
"Apenas quatro pessoas da comunidade não têm o sangue da família", conta Francisco Crispim, que é dono da barraca Pantanal. São eles duas mulheres que se casaram com dois Crispins e dois aventureiros que acabaram ficando para sempre: um mineiro e um potiguar.
Muito religiosa, a maioria da população tem nomes bíblicos, particularmente do Antigo Testamento: Jeová, Messias e Eliseu são alguns exemplos, além dos já citados. Até o nome da pousada de Jonas vem da Bíblia: Canaã.
Numa comunidade que pouco se mistura, a cor de pele bem branca, o cabelo loiro e os olhos azuis são as características predominantes. Isso porque todos são descendentes diretos dos holandeses, que ali desembarcaram provavelmente em 1621.
Tais características de vez em quando castigam a pele desses habitantes, que ainda tiram da pesca o principal meio de vida. "Essas cicatrizes do rosto de Jonas foram provocadas pelo sol", conta a sua mulher, Santana.
Talvez seja por isso que o dono da pousada Canaã passe a maior parte do dia debaixo da sombra das árvores, preferencialmente deitado em rede a elas atada.
A rede também é companhia inseparável do velho Afonso, que nela passa o dia recitando poesias memorizadas na época em que ainda estava gerando alguns dos seus 14 filhos. Com dificuldade de reconhecer até seus parentes próximos, ele sempre se nega a vender seu pedaço de terra a qualquer transeunte que, brincando, lhe faz uma oferta. "Se eu lhe vender essa terra, fico sem esses coqueiros onde minha rede está atada." (MV)



Texto Anterior: Museu domiciliar tem peças arqueológicas
Próximo Texto: Causos de pescador divertem turistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.