São Paulo, segunda-feira, 12 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"La Descarada" define cara de cultura plural

DA ENVIADA ESPECIAL
À REPÚBLICA DOMINICANA

Uma boneca sem rosto é um dos símbolos nacionais mais conhecidos da República Dominicana. "La Descarada", como é chamada, foi criada para mostrar como a população é formada por diferentes culturas.
Os dominicanos, em sua maioria, descendem da mescla de europeus colonizadores e de escravos negros.
Os índios que habitavam a ilha quando Cristóvão Colombo chegou, em 1492, praticamente desapareceram algumas décadas depois da chegada do explorador. Entretanto, a cultura taíno -nome da tribo local predominante- permanece presente no artesanato, na alimentação, nos remédios populares e em muitas palavras do vocabulário coloquial dos dominicanos.

Conflitos
A ilha de Hispaniola foi motivo de grande disputa entre espanhóis e franceses. Durante mais de 200 anos, permaneceu com os primeiros, mas, em 1697, o vizinho Haiti foi entregue aos franceses e, em 1797, a ilha toda passou para seu controle.
Em 1804, uma sangrenta revolta de escravos, encabeçada por Touissant Louverture, conquistou a independência do Haiti. Cinco anos depois, os espanhóis retomaram dos franceses o território que hoje corresponde à República Dominicana.
Em 1821, os dominicanos conquistaram a independência da Espanha, mas, logo no ano seguinte, caíram em poder do Haiti, situação em que ficariam por pouco mais de duas décadas.
Em 1844, uma nova revolta deu a independência ao país, mas a instabilidade política e as disputas com o Haiti continuaram por um longo período.

Geografia
A República Dominicana ocupa hoje dois terços da ilha de Hispaniola, que divide com o Haiti. Trata-se de um país montanhoso, de 48,7 mil km2, e que possui o ponto mais alto do Caribe, o pico Duarte, com 3.175 metros de altitude.
Atualmente, o turismo é a principal atividade econômica da República Dominicana, seguido do cultivo de café, rum, tabaco e frutas. (SC)


Texto Anterior: Culinária dominicana se fez do improviso
Próximo Texto: Livros servem de mapa local imaginário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.