São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bares e pratos com carne são raridades

NA ÍNDIA

O sul da Índia é, de longe, mais procurado por turistas indianos que por ocidentais. Assim, diferentemente do que ocorre nas regiões mais afeitas à presença estrangeira, o visitante precisa levar em conta essa questão.
Invariavelmente, os melhores restaurantes ficam em hotéis. Assim, mesmo que o turista queira sair para passear após uma cansativa viagem de carro ou de trem, a melhor alternativa para comer costuma estar bem perto de sua cama -é o telefone do serviço de quarto.
Bares são ainda mais raros, tanto que são conhecidos como "permit rooms". Em Tiruvannamalai, por exemplo, o único estabelecimento que vende bebida alcoólica para consumo no local fica escondido nos fundos de um hotel barato. Já que a viagem é de exploração religiosa, recomenda-se o sacrifício de se afastar de bebidas.
A alternativa, em cidades maiores, é comprar bebidas em lojas, para consumir no hotel. Isso serve mais para homens que para mulheres, cuja presença é vista com desconfiança pelos locais nessas lojas.
Quem quiser se arriscar na culinária fora dos hotéis vai, provavelmente, lambuzar as mãos. Nos restaurantes pelas cidades, o visitante entende por que vê, pelas estradas, plantações de arroz a perder de vista.
A comida típica em Tamil Nadu é o arroz. Montanhas de arroz, servidas sobre folhas de bananeira e regadas com vários molhos (quase sempre bem apimentados). Um garçom ensina como se deve comer: "Com talher não dá para misturar direito. Meta a mão na montanha de arroz e misture com os molhos, depois enfie na boca." No início é estranho, mas depois fica divertido.
Aqui, a mesma restrição a respeito do consumo de bebidas vale para comida não-vegetariana. Como é uma região predominantemente hindu, o consumo de carne é bem mais raro que em regiões indianas onde há mais muçulmanos. Antigamente, por sinal, os locais em que eram vendidos pratos "non-veggie" eram identificados como "militar hotels".
Em Karnataka, há mais variedade nos cardápios. A especialidade da região é o tempero com leite de coco. Para os que não gostam de pimenta ou preferem não se arriscar na culinária indiana, a dica são pratos chineses. Macarrão com vegetais, "chop suey" e legumes ao molho agridoce figuram em quase todos os cardápios. (LF)


Texto Anterior: No sul, grandeza convive com a riqueza de detalhes
Próximo Texto: É ver e crer, locais santos pululam em Tamil Nadu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.