São Paulo, segunda-feira, 14 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monte pode dar vista generosa

DA ENVIADA ESPECIAL

Metade de um dia é o tempo necessário para um passeio completo pela região do monte Generoso, perto de Lugano, com direito a uma refeição especial.
Logo pela manhã, depois do café, o destino é o porto do lago, de onde sai o barco que pára nas cidades da região. O ponto de descida é Capolago.
De lá parte o trenzinho que leva ao monte Generoso. Ele escala 1.700 metros em 40 minutos de viagem. Pode-se subir também a pé ou de bicicleta por trilhas.
Quando o trem chega, faltam mais 20 minutos de caminhada até o mirante. Em dias bons, avista-se uma quase coroa de picos branquinhos. De um lado, vêem-se os Alpes. Do outro, os Apeninos. Mas é preciso ter sorte.
Após apreciar a vista, não sucumba à fome. O restaurante no topo do morro decepciona e pode estragar humores. O negócio é descer e ir à via Alle Cantine, que fica na saída para Medrisio.
Nessa rua, há uma seqüência de "grottos", restaurantes típicos que servem vinho em xícaras e célebres polentas. Um deles é o Bundi (tel.: 00/xx/41/91/ 646-7089). Peça para conhecer a adega de vinhos, que fica em um buraco escavado no morro e tem um curioso sistema de refrigeração natural. Quando está quente, a terra expele ar frio na adega. (HL)



Texto Anterior: Dá pedal: Festivais dão o tom de Lugano até setembro
Próximo Texto: Dá pedal: Agitada, Zurique sopra hálito jovem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.