São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia é aberta ao exterior


EM PORTUGAL

As relações econômicas de Portugal com todo o mundo se desenvolvem há séculos. Por isso o país tem como característica uma economia aberta ao exterior, que o define hoje como um parceiro relevante nas relações comerciais européias -sobretudo com Alemanha, Espanha e França- e com um peso crescente no comércio mundial.
O padrão das exportações portuguesas mudou, com participação maior dos novos setores da economia.
Os produtos têxteis, de vestuário e de calçado, importantes exportações tradicionais, são complementados cada vez mais por itens de alta tecnologia, como moldes, artigos de cortiça, peças de cristal e de porcelana, bem como máquinas e material elétrico.
Com a economia modernizada, o país reforçou seu compromisso com a produção agropastoril, como a de queijos, vinhos e trigo, e com a indústria pesqueira.
As perspectivas para a economia são boas, mesmo depois do fraco desempenho da Bolsa portuguesa em 1999, quando se registraram perdas expressivas que contrariaram a euforia inicial gerada pela chegada do euro.
A Bolsa portuguesa trabalha com expectativa de aumento do volume de transações, e os setores em evidência neste ano são o bancário e o das telecomunicações. Estima-se para este ano inflação de 2,3% e crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 3,4%, em termos reais. (JR)


Texto Anterior: Portugal: Dor do fado deve ser respeitada em silêncio
Próximo Texto: Cânticos mouros teriam originado canção fadista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.