São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 2000


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MERCADO
Evento realizado no Rio de Janeiro na semana passada se firma como a principal bolsa de negócios do Brasil
Brite recebe 500 operadores estrangeiros

Alcyr Cavalcanti/Folha Imagem
Show de dança folclórica na abertura da Brite, evento onde empresários de turismo fazem contatos e negócios


SILVIO CIOFFI
Editor de Turismo

No Rio, quase 500 operadores estrangeiros participaram da segunda edição da Brite (Brazil International Tourism Exchange), que ora se firma como a maior bolsa de negócios de turismo voltada para o mercado brasileiro.
O evento, que entre os dias 8 e 10 de maio colocou frente a frente, no Riocentro, os compradores de pacotes ("buyers") e empresas nacionais -como hotéis e companhias aéreas- ("suppliers"), foi aberto pelo presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho, e pelo secretário municipal de Turismo do Rio, Gérard Bourgeaiseau, na noite do dia 7, com festa no Museu Histórico Nacional.
Representando 35 países de quatro continentes (América, Europa, África e Ásia), os operadores estrangeiros circularam entre estandes armados numa área de 25 mil m2 do Riocentro, numa rotina de encontros pré-agendados de 20 minutos. Nos três dias de evento, cerca de 12 mil encontros comerciais foram realizados.
Com o câmbio do peso equiparado ao do dólar, a maior delegação na Brite 2000 foi a argentina, com 79 pessoas. Os norte-americanos somaram 74 profissionais; os alemães, 32.
Selecionados pelos escritórios que a Varig e a Riotur mantêm fora do Brasil, a maioria desses visitantes acena com perspectivas imediatas de negócios.
Luiz da Gama Mór, diretor de vendas e de marketing da Varig, que arcou com US$ 1 milhão -metade da verba consumida pela organização da Brite neste ano-, disse à Folha que "esse foi o maior evento do gênero no país, reforçando os mercados tradicionais, compostos por países fronteiriços, EUA, Itália, Alemanha, Portugal, Inglaterra e França, e trazendo ainda novos "buyers'".
O evento também contou com o apoio da ABIH-Rio, que representa os hotéis cariocas, da Abav-Rio, associação das agências de viagem, e da Embratur, que está contratando o inglês Christopher Pickard, autor do guia "Insider"s Guide to Rio", para promover, junto à embaixada do Brasil em Londres, o turismo brasileiro.
Numa entrevista para jornalistas de diversos países, Gérard Bourgeaiseau afirmou que, no ano passado, 1,7 milhão de turistas estrangeiros estiveram no Rio. "Como em 1996 o Rio recebeu 816 mil visitantes do exterior, constatamos que o número dobrou em três anos", disse ele.
Cidade mais visitada por estrangeiros no Brasil, segundo Bourgeaiseau, o Rio, que tem 22 mil quartos de hotel, recebeu, em 1999, 30,5% dos 5,3 milhões de turistas que vieram de outros países.
Florianópolis ficou em segundo, com uma fatia de 17,6% do total, seguida por São Paulo (13,7%) e Salvador (12,6%).


Silvio Cioffi viajou ao Rio de Janeiro a convite da Varig


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