São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 2000 |
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MERCADO Evento realizado no Rio de Janeiro na semana passada se firma como a principal bolsa de negócios do Brasil Brite recebe 500 operadores estrangeiros
SILVIO CIOFFI Editor de Turismo No Rio, quase 500 operadores estrangeiros participaram da segunda edição da Brite (Brazil International Tourism Exchange), que ora se firma como a maior bolsa de negócios de turismo voltada para o mercado brasileiro. O evento, que entre os dias 8 e 10 de maio colocou frente a frente, no Riocentro, os compradores de pacotes ("buyers") e empresas nacionais -como hotéis e companhias aéreas- ("suppliers"), foi aberto pelo presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho, e pelo secretário municipal de Turismo do Rio, Gérard Bourgeaiseau, na noite do dia 7, com festa no Museu Histórico Nacional. Representando 35 países de quatro continentes (América, Europa, África e Ásia), os operadores estrangeiros circularam entre estandes armados numa área de 25 mil m2 do Riocentro, numa rotina de encontros pré-agendados de 20 minutos. Nos três dias de evento, cerca de 12 mil encontros comerciais foram realizados. Com o câmbio do peso equiparado ao do dólar, a maior delegação na Brite 2000 foi a argentina, com 79 pessoas. Os norte-americanos somaram 74 profissionais; os alemães, 32. Selecionados pelos escritórios que a Varig e a Riotur mantêm fora do Brasil, a maioria desses visitantes acena com perspectivas imediatas de negócios. Luiz da Gama Mór, diretor de vendas e de marketing da Varig, que arcou com US$ 1 milhão -metade da verba consumida pela organização da Brite neste ano-, disse à Folha que "esse foi o maior evento do gênero no país, reforçando os mercados tradicionais, compostos por países fronteiriços, EUA, Itália, Alemanha, Portugal, Inglaterra e França, e trazendo ainda novos "buyers'". O evento também contou com o apoio da ABIH-Rio, que representa os hotéis cariocas, da Abav-Rio, associação das agências de viagem, e da Embratur, que está contratando o inglês Christopher Pickard, autor do guia "Insider"s Guide to Rio", para promover, junto à embaixada do Brasil em Londres, o turismo brasileiro. Numa entrevista para jornalistas de diversos países, Gérard Bourgeaiseau afirmou que, no ano passado, 1,7 milhão de turistas estrangeiros estiveram no Rio. "Como em 1996 o Rio recebeu 816 mil visitantes do exterior, constatamos que o número dobrou em três anos", disse ele. Cidade mais visitada por estrangeiros no Brasil, segundo Bourgeaiseau, o Rio, que tem 22 mil quartos de hotel, recebeu, em 1999, 30,5% dos 5,3 milhões de turistas que vieram de outros países. Florianópolis ficou em segundo, com uma fatia de 17,6% do total, seguida por São Paulo (13,7%) e Salvador (12,6%). Silvio Cioffi viajou ao Rio de Janeiro a convite da Varig Texto Anterior: Cultura árabe dribla terremoto Próximo Texto: Fernando Gabeira: O sumiço de Livingstone na selva multicultural Índice |
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