São Paulo, Segunda-feira, 15 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARLES DAS ARTES
Nos 15 meses em que viveu na cidade, Van Gogh fez mais de 300 quadros, alguns em várias versões
Pintor se expressava pela natureza

da Redação

"Eu sempre sinto que sou um viajante, indo a algum lugar, para algum destino", escreveu Van Gogh em Arles em 1888. Nascido na Holanda em 1853, Vincent foi negociador de arte em Hague, professor em Londres e missionário na Bélgica. Decidiu ser pintor em 1880, impressionado pela arte de Jean-François Millet e sua mensagem social.
Em 1886, foi a Paris, onde seu irmão Theo trabalhava, e tomou conhecimento dos tons suaves dos impressionistas e das cores vibrantes das gravuras japonesas, que influenciariam seu estilo.
Viajou a Arles em 1888, financiado por Theo. Lá descobriu a beleza das cercas vivas, dos trigais e das formas escuras dos ciprestes, esguios e pontiagudos como labaredas. Não estava muito interessado na representação exata da natureza, mas a distorcia de acordo com o que sentia e queria expressar.
Durante os 15 meses em que viveu em Arles, pintou mais de 300 quadros, alguns deles sobre os mesmos temas, como girassóis, arlesianas e campos.
Temendo a própria loucura, Van Gogh internou-se no hospital psiquiátrico de Saint-Rémy em 1889, onde pintava e desenhava nos momentos de lucidez. Continuou escrevendo e mandando seus quadros para Theo.
Foi viver depois em Auvers-sur-Oise, onde conheceu o médico Paul Gachet. Embora começasse a atrair a atenção de alguns críticos, estava desiludido. "Sinto-me um fracasso. Sinto que esse é o destino e eu o aceito. Ele nunca mudará", escreveu.
Em 27 de julho de 1890, atirou em si mesmo e morreu dois dias depois. Pouco tempo depois, seu irmão também morreu. A mulher de Theo, Johanna Van Gogh-Bonger, foi quem continuou lutando pelo reconhecimento do talento do pintor. Em 1914, publicou as cartas dos irmãos, onde Vincent descreveu seu dia-a-dia, suas obras, suas idéias e sua loucura. (CHIAKI KAREN TADA)



Texto Anterior: Van Gogh definiu seu estilo na Provença
Próximo Texto: Vá preparado para o mistral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.