São Paulo, segunda, 18 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUDESTE ASIÁTICO
Raffles fica na parte mais nobre da ilha
Hotel guarda clima dos tempos coloniais

do enviado especial ao Sudeste Asiático

Não dá para ir a Cingapura sem visitar o Raffles, um hotel que abriu suas portas em 1887 e que, ainda hoje, conserva o ar do tempo que o país era colônia britânica.
Os que não têm a sorte de se hospedar no Raffles geralmente visitam, até 1h30 da manhã, o seu Long Bar, local onde foi concebido o singapore sling.
Drinque que mistura meia medida de gim, um quarto de licor de cerejas, um quarto de suco de frutas, gotas de Cointreau e Bénédictine, o singapore sling foi criado em 1915, quando o hotel já era uma lenda.
Mas, mesmo para abstêmios, o Raffles reserva surpresas. Além de 13 restaurantes e bares, tem jardins bem cuidados que lembram as sedes das "plantations" malaias dos anos 20.
Com uma fachada que se tornou parte da história da hotelaria, o Raffles tem ainda lojas como a Prada, farmácias, perfumarias, joalherias e negócios que vendem suvenires com a marca do hotel.
O endereço desse local que já foi chamado de "a velha dama do Oriente", diz tudo: 1 Beach Road. Instalado no ponto mais nobre da ilha, o Raffles (tel. local 337-1886) é a mais completa tradução da Cingapura que fez história hospedando gente como Noel Coward, Joseph Conrad, Charlie Chaplin e mais de uma dezena de cabeças coroadas. (SILVIO CIOFFI)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.