São Paulo, segunda, 19 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OÁSIS DE CONCRETO
Emirado é o mais rico
Abu Dhabi é a capital do petróleo

do enviado especial
aos Emirados Árabes Unidos


Abu Dhabi é a capital do petróleo no país. Dos sete Emirados que compõem a nação, este é o mais rico e o mais poderoso. O xeque de Abu Dhabi é o presidente do país.
A cidade parece uma sequência de avenidas Paulistas. Todas as construções são modernas e imponentes, e as largas avenidas são trafegadas só por carros de luxo.
A visão se torna impressionante quando nos damos conta de que tudo aquilo foi erguido num imenso areal que há quatro décadas só tinha algumas poucas tendas beduínas. Com cerca de 600 mil habitantes, Abu Dhabi é considerada a Manhattan do Oriente Médio. Seus luxuosos hotéis são ocupados, em sua grande maioria, por homens de negócios.
A cidade foi construída em uma das cerca de 200 ilhas desse Emirado e, por isso, possui várias praias. Para quem gosta de caça submarina, a cidade dispõe de vários clubes de mergulho. As praias não são especialmente bonitas, mas algumas delas são reservadas exclusivamente às mulheres.
É melhor deixar para fazer compras em Dubai, onde também há uma vida noturna bem mais agitada. Mas jamais revele a um morador de Abu Dhabi que você está deixando a cidade para se divertir e fazer compras em Dubai. Há uma grande rivalidade entre as populações dos dois Emirados.
²

Passeios Um dos locais mais interessantes e que, sem dúvida alguma, merece uma visita é o porto da cidade e seu mercado de peixes. A pesca é, ao lado do petróleo, uma das principais fontes de renda do Emirado.
No cais, há vários restaurantes onde o cliente pode escolher o peixe que será grelhado. A variedade de frutos do mar, lagostas e peixes é grande.
É também do cais que saem os "dows", embarcações tradicionais dos beduínos usadas na pesca e, agora, também para passeios noturnos pela orla de Abu Dhabi.
Um suntuoso jantar com direito a música ao vivo e show de dança do ventre faz parte do passeio, que custa cerca de 135 dihram (aproximadamente US$ 40) por pessoa.
Mais informações podem ser obtidas na Blue Dolphin (tel. local 669-392).
De Abu Dhabi também é possível agendar várias excursões pelo deserto, como os safáris, passeios de jipe pelas dunas, visitas a oásis e esqui na areia. Para demais informações, consulte operadoras como a Net Tours (tel. local 794-656) e a Sun Shine Tours (tel. local 449-914).
Para quem quiser entender melhor de onde vem a riqueza dos Emirados Árabes Unidos, a companhia estatal de gás e óleo de Abu Dhabi montou uma exposição permanente mostrando como é formado, como é extraído e em que é transformado o petróleo.
A exposição, inaugurada em 1975, fica no prédio da Companhia de Petróleo, na avenida Corniche, próximo à fonte de fogo. Foi nessa fonte, aliás, que a cidade começou.
Não estranhe ao descobrir que o símbolo da cidade é um veadinho. É que foi uma espécie de gazela que achou aquela nascente de água e, por causa disso, desenvolveu-se em torno do local uma próspera vila de pescadores. Não por acaso, Abu Dhabi significa "o dono da gazela". (FMC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.