São Paulo, segunda, 19 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OÁSIS DE CONCRETO
Pôr-do-sol nas dunas e visitas a oásis são passeios imperdíveis oferecidos por várias operadoras locais
Safári acaba em jantar em tenda beduína

aos Emirados Árabes Unidos

Além do "skyline" das cidades e seus prédios monumentais, a visita aos Emirados reserva uma visão ainda mais impressionante: a do deserto. Os passeios -ou safáris- pelo deserto são chamados de "wadi bashing".
Depois de uma hora de viagem de jipe com tração nas quatro rodas a partir de Dubai ou Abu Dhabi, dunas douradas dominam a paisagem e tropas de camelos vagam em fila indiana pelo deserto.
Várias são as agências que operam safáris pelo deserto. Em alguns casos, é possível até passar a noite em tendas beduínas. Um passeio de meio dia custa cerca de US$ 70 e inclui a viagem de jipe, um rali pelas dunas, passeio de camelo, jantar em tendas beduínas (com bebidas e fumo) e show de dança do ventre.
O pôr-do-sol é imperdível, com toda a paisagem tingindo-se de vermelho e as dunas formando desenhos que mesclam áreas escuras e sombrias em meio aos picos iluminados.
Quem quiser pode praticar um pouco de esqui na duna. O equipamento é fornecido pelas operadoras que agenciam os passeios.
A comida é preparada no local por uma equipe de cozinheiros, e as tendas possuem tapetes ao redor de mesas baixas onde as pessoas se sentam para comer e apreciar o show.
Leve sempre um agasalho leve -a temperatura sempre cai bastante no deserto quando anoitece.
²

Oásis As excursões pelo deserto podem ainda incluir visitas à cidade de Al Ain, onde há um museu de arqueologia, uma universidade e vários mercadinhos de rua com cerâmicas e objetos em latão ricamente trabalhados.
Próximo a Al Ain fica o oásis de Buraimi, no meio do deserto, quase na fronteira dos Emirados com Omã.
Diferentemente do que se percebe na costa do golfo, o ar aqui é bem mais seco e agradável. As nascentes de água de Ayn Al-Fayda também valem uma visita.
A pista de corrida de camelos é uma das principais do país e há também na cidade um movimentado mercado de camelos.
Para se ter uma visão arrebatadora do deserto, a dica é ir ao monte Jabal Hafit, próximo a Al Ain e Buraimi.
Para ver ainda mais outro tipo de paisagem, a opção é conhecer os cânions de Hajar, na costa do golfo de Omã. O visual é completamente diferente do que se vê próximo a Dubai e Abu Dhabi, com altas montanhas e profundos vales de pedra.
²
Operadoras que fazem tours pelo deserto: Al Ain Golden Sands Safaris (tel. local 0368-8006), Arabian Adventures (tel. local 04303-4888), Net Tours (tel. local 0466-9392), Orient Tours (tel. local 04800-6789), Sun Shine Tours (tel. local 0444-9914), Thomas Cook Al Rostamani (tel. local 0272-7500).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.