São Paulo, segunda, 19 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cavernas relembram luta antinazista

na Eslovênia

Basicamente o país divide-se em quatro regiões: a oOeste, a costa, de apenas 45 km de extensão, com típico clima e arquitetura mediterrâneos; ao norte, a região alpina; há a planície da Panônia a leste, que se estende pela Hungria, e, ao centro, o planalto do Karst, onde fica a capital, Liubliana. O Karst é dominado por montes baixos e verdejantes. Constitui uma barreira climática importante.
Aqui acaba a doçura mediterrânea, que dá lugar ao clima mais cambiante do sopé dos Alpes, de verões quentes e chuvosos e invernos rigorosos. Na região é possível encontrar algumas das cavernas mais impressionantes da Europa. São 6.000 ao todo e só algumas são visitáveis.
As cavernas de Postojna (pronuncia-se postóina) são as mais admiráveis. Para percorrê-las, o turista embarca num pequeno trem e pode alugar roupas especiais, já que a temperatura interna pode chegar a 10C. Lá dentro há um espetáculo de luzes que destaca as esculturas em pedra esculpidas através dos séculos.
Há também um tanque onde é possível ver uma das mais estranhas formas de vida do planeta. O proteu, conhecido como "peixe-homem" por sua coloração semelhante à da pele humana, é na verdade um resquício pré-histórico. Trata-se de um animal -que vive somente nas cavernas frias da região do Karst- semelhante a uma enguia, com braços curtos na sua parte dianteira. Ele os usa para nadar. O proteu vive em ambientes sem luz e não tem olhos.
Nas cavernas de Skocjan (pronuncia-se scotcian), declaradas patrimônio da humanidade pela Unesco em 1986, é possível visitar os lugares onde os "partisans", rebeldes que lutaram contra os nazistas durante a Segunda Guerra, se esconderam e onde se desenvolveu o movimento pela criação de um Estado socialista.
Algumas das grutas ainda apresentam paredes enegrecidas pelo fogo provocado pelos alemães na tentativa de expulsar dali os revoltosos. Ali o turista pode brincar de Indiana Jones, andando numa das pontes construídas pelos combatentes eslovenos sobre um precipício. (RR)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.