São Paulo, segunda, 19 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autêntica cozinha está no interior do país

na Eslovênia

Gostijlna (pronuncia-se gostilna) é o nome que se dá aos pequenos restaurantes e "guest-houses" espalhados pelo interior do país. São pequenos estabelecimentos mantidos geralmente por camponeses que transformam suas salas de visita em refeitórios, onde experimenta-se o melhor da cozinha típica -inclusive a carne de cervo ensopada acompanhada de geléia de amoras.
As porções eslovenas são generosas, e as refeições muitas vezes compreendem uma sopa rala, uma carne ensopada com batatas ou arroz e uma salada de folhas verdes com feijões ou repolho ao vinagre. Os vinhos eslovenos são conhecidos internacionalmente, mas a produção ainda é pequena.
Em junho há um festival de vinhos na capital, quando então o degustador aluga uma taça e pode experimentar variedades locais e importadas. A taça é constantemente lavada e, ainda que esta não seja a maneira ideal para se degustar, constitui-se numa prova à sobriedade de qualquer amador.
²

Pizzas Também em Liubliana é possível experimentar pratos da cozinha sérvia, bastante popular no país. É baseada, entre outras coisas, em carnes (geralmente suínas) e feijões servidos de diferentes maneiras, mas sempre muito condimentados. Há até um prato que lembra, de longe, a feijoada, só que preparado com feijão marrom.
A Eslovênia é também uma brilhante produtora de pizzas. Como no Brasil, os eslovenos acrescentaram seu "savoir-faire" à confecção do prato. Há pizzas de vários sabores, de massa geralmente fina e crocante, entre as quais destaca-se a de pesto, com queijo branco derretido em meio ao conhecido molho italiano. (RR)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.