UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palácios que ostentam pinturas, catedral que mostra arte sacra e barbearia art déco entram em rota genovesa

Arte, barbeiro e navegação enchem o dia

DO ENVIADO ESPECIAL À LIGÚRIA

O lugar-comum afiançava que todos os caminhos levavam a Roma -mas nem tudo é Cidade Eterna nos roteiros turísticos da Itália contemporânea. Gênova, a 500 km da capital do país, vai virar Capital Cultural da Europa, atraindo uma multidão de turistas em 2004. Há apenas 140 km de Milão, a metrópole da Ligúria põe em cena, no Réveillon 2003/ 2004, um espetáculo onde um navio cenográfico vira palco do grupo teatral barcelonês Fura dels Baus.
Em meio a um mar de eventos, o espetáculo lúdico-cultural "Os Transatlânticos", entre 19 de junho e 2 de novembro, no Porto Antico, promete ter a cara da cidade.
Idem a exposição "Urban re-GEN-eration", que discute, de outubro a dezembro de 2004, o rejuvenescimento de Gênova e das outras cidades que repaginaram áreas decadentes.
Enquanto o Ano Novo não chega, ao lado do aquário genovês e aberto nos mesmos horários, o Pavilhão do Mar e da Navegação, dentro do antigo depósito de algodão, narra a aventura do homem em contato com o mar, revelando muito da história local.
Outro lugar para desvelar o passado, a catedral de San Lorenzo (tel. local 31-1269), aberta de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 15 às 18h, exibe tesouros, como a cruz "Degli Zaccaria".
Descendo, numa quebrada do porto, na via Caprettari, vale ainda ir ao salão de barbeiro art déco até para não cortar o cabelo.
Entre os museus, o palácio Rosso tem quadros de Dürer, Veronese, Strozzi e Van Dyck (via Garibaldi, 18; tel. local: 247-6351). No vizinho palácio Bianco, há óleos de Caravaggio, Rubens e Zubarán (via Garibaldi, 11; tel. local: 557-2013). Local de eventos, o palácio Ducale faz mostras e tem a torre aberta à visitação (piazza Matteoti, 9; tel. local 557-4000).
(SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Aquário guiou regeneração do Porto Antico
Próximo Texto: Cheiro de bolo em fábrica desperta visitante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.