UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Gênova, pasta al pesto é onipresente

DO ENVIADO ESPECIAL

O bom senso diz que os mercados são onde as cidades exibem hábitos e costumes. A regra vale para o Mercado Municipal de São Paulo, para o La Boqueria de Barcelona, para o mercado Egípcio de Istambul e para Gênova, onde a profusão de frutas, fungos, ervas e pescados denuncia que ali se perpetra uma culinária característica: robusta e substantiva.
Assim, a mesma Gênova que foi sede da cúpula do G8 (grupo que reúne os países mais ricos do mundo e a Rússia), em julho de 2001, faz questão de se dizer "no-global", avessa à internacionalização, quando o assunto é boa mesa. Esse é o lema do Gênova Gourmet 2003 (www.lig.camcom.it/ genova), evento enogastronômico que, em curso até 30 de novembro, deve aclamar o restaurante vencedor no início de dezembro.
Mas o festival que escolhe o chef merecedor do "Oscar do Garfo" ocorre à genovesa -severo e discreto, com os juízes visitando incognitamente restaurantes que "se empenham em utilizar produtos específicos da Ligúria".
Por isso, é até ocioso indicar restaurantes -é difícil não comer bem na cidade onde a massa ao pesto (macerado de manjericão, queijo de cabra, pinólis e óleo extravirgem) é tão onipresente quanto os frutos do mar.
Como curiosidade, vale mencionar o moderninho Squarciafico, na piazza Invrea, 3 (tel. local: 247-0823), ao lado de San Lorenzo. Lá, rabiscos de Renzo Piano viraram um quadro. (SC)


Texto Anterior: Cheiro de bolo em fábrica desperta visitante
Próximo Texto: Iates rondam Portofino, hoje invadida pelo turismo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.