São Paulo, segunda-feira, 21 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERIOR DE SP

Fazenda do século 19 faz festa de são João dia 9

MARISTELA DO VALLE
ENVIADA ESPECIAL A SÃO CARLOS (SP)

Com construções do século 19 que fazem o visitante viajar para o passado, a fazenda Pinhal, em São Carlos (SP), não fica parada.
No próximo sábado, ela abre a 1ª Semana Casa do Pinhal, com a apresentação do coral Multicanto, da Prefeitura Municipal de São Carlos. A semana consistirá de visitas gratuitas de escolas municipais da região entre segunda e sexta (dia 1º de junho), com workshops sobre história da arte, e termina com a apresentação da Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos, dia 2 de junho. Abertura e encerramento são abertos ao público.
Na semana seguinte, no dia 9, a fazenda abriga sua tradicional festa junina, com fogueira, cachorro-quente, refrigerante e delícias típicas de festas de são João. Os ingressos este ano custarão R$ 2, incluindo o quentão e a pipoca -o resto é pago à parte.
A festa é tão popular na região que atraiu 3.000 pessoas em 1999 e pouco menos de 2.000 no ano passado, quando se iniciou a cobrança de ingressos para limitar um pouco o número de pessoas.
A fazenda ainda recebe ao longo do ano visitantes que passam o dia e almoçam no local (desde que marquem hora antes), hóspedes interessados em descanso, banho de cachoeira e passeios a cavalo, grupos de alunos estudando o ciclo do café e eventos como formaturas, convenções e casamentos.
O cenário é ideal para tais festas: uma fazenda com sede de 1825, senzala, terreiros de café, jardim inspirado nos moldes alemães, pomar com alamedas de bambu e árvores frutíferas. Todo o complexo foi tombado como patrimônio histórico nacional pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O rico acervo existente no interior da sede, como livros raros, documentos, porcelana e o mobiliário, está sendo inventariado por pesquisadores da Associação Casa do Pinhal, num projeto em conjunto com a Universidade Federal de São Carlos e a USP.
A idéia é climatizar uma sala para proteger esse material e ampliar o projeto para outras fazendas da região, sempre deixando os acervos nos seus locais de origem, segundo Francisco de Sá Neto, coordenador do projeto.

Fazenda Pinhal - Visitas e hospedagem com agendamento pelo tel. 0/xx/16/ 275-7142. Diárias: R$ 200 por casal, com pensão completa e acompanhamento de guias pelo complexo histórico. Site: www.fazendapinhal.com.br.


Maristela do Valle hospedou-se a convite da fazenda Pinhal.



Texto Anterior: Fernando Gabeira: Alguma coisa acontecendo antes de escurecer
Próximo Texto: Local mostra etapas da produção do café
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.