São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO SICILIANO
Local é indispensável para conhecer e provar os ingredientes de vários pratos típicos da cozinha da ilha
Mercado da Pescheria estimula apetite

da enviada especial à Sicília

Um passeio pelo centro de Catânia é mais uma chance para conhecer a gastronomia local.
De manhã, peça granita, uma espécie de sorvete à base de suco de frutas. Para acompanhá-la, brioches.
Uma bebida típica da região é a sessi, uma palavra do dialeto siciliano para explicar o resultado da mistura de água gasosa, limão e sal. E vinho, sempre.
No Etna, há várias vinícolas especializadas na produção do Etna Bianco Superiore, um vinho branco de denominação de origem controlada produzido na encosta leste do vulcão. Tintos com a mesma denominação também são produzidos na região.
Quem gosta de cozinhar não deve deixar de conhecer o mercado da Pescheria, no centro de Catânia. Antes de entrar no mercado, veja o Amewawo, um rio subterrâneo de curso misterioso, que só vem à superfície em alguns pontos.
Na Pescheria, vende-se tudo: frutas, queijos, temperos, azeites, pistaches, doces, flores. O forte, porém, são os frutos do mar. Os peixes chegam vivíssimos, saltando das mãos dos vendedores.
Durante a semana, as mulheres vão às compras. Aos sábados, o mercado é dos homens. Turistas são sempre bem-vindos, mas devem tomar cuidado com bolsas e câmeras fotográficas.
Mesmo para quem já gosta de ir a feiras livres, a Pescheria não é um mercado qualquer. As cores são muito vivas, e os vendedores são quase folclóricos. Não pechinchar é uma ofensa.
(FERNANDA DA ESCÓSSIA)

Texto Anterior: Experimente a comida das fazendas
Próximo Texto: Siracusa exibe cultura greco-romana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.