São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 2003 |
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VISITA OFICIAL Concurso com participação de seis artistas escolheu obra para ornar hall do Palácio dos Bandeirantes em 1985 Crescimento do país é retratado em 64 m2 DA REPORTAGEM LOCAL
Quando o Memorial da América Latina foi construído, em 1989,
Oscar Niemeyer pediu ao então
governador Orestes Quércia que
o painel "Tiradentes" (1948), de
Cândido Portinari, que ficava no
Palácio dos Bandeirantes, fosse
para o memorial. Seis artistas foram convidados a apresentar projetos para um painel que substituiria o de Portinari no palácio. CONCEPÇÃO - O painel foi concebido tendo como centro a pequena igreja da fundação de São Paulo. Depois, as diversas etapas da
expansão das fronteiras de nosso
país, pela ação inacreditável dos
bandeirantes, que, buscando ouro, esmeraldas e escravizando índios, fizeram a aventura de chegar
até Manaus, no Norte, Lima e Peru, a oeste. Enfim, que avançaram
mata adentro, a pé e de barco, e
foram responsáveis pelas fronteiras que temos hoje. Por isso, há
em "São Paulo - Brasil: Criação,
Expansão e Desenvolvimento" as
entradas, o ciclo da cana-de-açúcar e do café, a urbanização e depois a industrialização, com a poluição e o progresso industrial. EXECUÇÃO - Como o painel era
muito grande, tinha 4,5 metros de
altura, ele ficava justo no meu estúdio. Eu tive que alugar andaimes de obra para colocar dentro
do estúdio e fazer o painel. LOCALIZAÇÃO - Com certeza a
visibilidade e as dimensões do
painel que está no Palácio dos
Bandeirantes fazem dele a maior
obra por mim executada. Fiz painéis de sete, oito metros. Porém
esse, de 16 m por 4,5 m, é o maior
deles. E sua localização é ímpar, o
que muito me honra. NASCIMENTO E RESIDÊNCIA -
Atualmente moro em São Paulo,
onde nasci, em 1935. Morei em
Buenos Aires, por dois anos, e em
Nova York, de 1972 até 1981. SÃO PAULO, CIDADE E ESTADO - É
o Estado mais importante da federação, e considero São Paulo a
cidade mais interessante do Brasil, embora não a mais bonita. Só
perde para o Rio, sem igual por
sua beleza! A grandiosidade do
painel reflete a grandiosidade e a
pujança de São Paulo, acredito. ONDE VER - [Para conhecer a minha obra sugiro] Uma visita aos
museus de diversas cidades e países, a algumas galerias ou ao meu
estúdio. Noventa por cento do
trabalho dos artistas brasileiros
está em coleções particulares, pois
o Estado não adquire nem forma
coleções compreensivas de seus
artistas. O público desconhece
quase que completamente a obra
dos artistas brasileiros. Somos, infelizmente, muito subalternos
culturalmente: tudo o que vem de
fora, tudo o que é estrangeiro, é
considerado sempre muito mais
importante do que o que fazemos
aqui. Mas isso é outra conversa.
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