São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Limão do Brasil piora pisco sour

DA ENVIADA ESPECIAL

Quando estiver em Atacama, não perca a chance de experimentar duas delícias chilenas: o pisco sour e, é claro, o famoso vinho.
O pisco é uma bebida feita a partir da uva e que serve de base para uma série de misturas. A mais comum é o pisco sour.
A receita é simples: 1 parte de pisco, 3 de limão (ou 2 de limão e 1 de laranja), açúcar e um pouquinho de clara de ovo -que vai formar a típica espuma sobre o drinque depois que a mistura for chacoalhada. Por fim, uma gota de angustura. Mesmo que a idéia da clara de ovo crie um obstáculo inicial, o sabor da bebida é capaz de vencer os mais resistentes.
Embora a receita seja simples, a reprodução não é tão fácil. Isso porque o limão usado pelos chilenos para preparar o drinque é bem diferente do galego e do taiti, que são os mais comuns em certas partes do Brasil. É mais perfumado e mais doce, com uma cor que pende para o alaranjado.
O vinho é um capítulo à parte. Quem já gosta vai se esbaldar. Quem não é um apreciador, com certeza, vai ser iniciado em alguns dos mistérios dessa bebida que combina à perfeição com o clima frio do Atacama. (RV)


Texto Anterior: Iglus de barro emergem de aldeia soterrada
Próximo Texto: San Pedro lembra aldeia de filme mexicano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.