São Paulo, Segunda-feira, 22 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mesa é farta em todo o país

da enviada especial

De entrada, "ceviche" acompanhado de pipoca, ambos uma preferência nacional. Depois, arroz com frutos do mar. Por fim, doce de goiaba ou banana. Parece apetitoso? Certamente, e o preço é mais saboroso ainda: uma refeição como essa custa meros US$ 15 por pessoa em alguns dos melhores restaurantes de Quito.
Na capital, em Baños e companhia, o "ceviche" e os preços sofrem poucas variações. O primeiro pode ter algum tempero um pouco diferente aqui e ali. O segundo costuma ser um pouco mais apimentado em Guaiaquil.
Para saciar sua curiosidade, aí vai a descrição do "ceviche", também encontrado no Peru. Trata-se de camarões marinados com limão, laranja, muita cebola fatiada e uma intricada combinação de temperos. O prato também pode ser à base de lulas ou mariscos.
O arroz com frutos do mar, outra especialidade local, tem uma tonalidade que lembra a da "paella" e é preparado com muitos camarões, mexilhões, peixes, mariscos, lulas e lagosta. Com perdão do trocadilho, trata-se de um prato cheio para quem gosta de frutos do mar.
Mas nem só no oceano navega a culinária equatoriana. Há diversas formas de preparar frango (grelhado, assado etc.), com molhos que têm um gosto de montanha -só mesmo provando para saber.
Para acompanhar o prato principal, o velho e bom arroz. Você também pode optar por batatas. As fritas são à imagem e semelhança das francesas, crocantes, gordinhas e cheias de sabor.
Na região dos Andes, onde faz frio o ano todo, as sopas também são muito populares. Há de tudo: de batata, acelga, milho, espinafre.
No litoral, as bananas não tiram o pé (no caso, o cacho) da cozinha. Você pode comê-las fritas e com sal (chamam-se "chifles"), em fatias finíssimas. Existem também bananas enormes, com 10 cm de diâmetro, que são cozidas e servidas sem condimento. Para os equatorianos, degustá-las no café da manhã é uma ótima maneira de começar o dia. (CAr)


Texto Anterior: Aventura chega à Amazônia pedalando
Próximo Texto: Garimpeiros acham o ouro de Guaiaquil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.