São Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exigindo produtos frescos, profissionais se aliaram a fazendeiros e adaptaram comidas dos imigrantes

Chefs locais criaram gastronomia original

DO ENVIADO ESPECIAL AO HAVAÍ

Peixes, moluscos, crustáceos, ingredientes locais como a raiz taro, carne de porco e uma infinidade de influências étnicas caracterizam a comida dos restaurantes que, em Honolulu, servem a Hawaiian Regional Cuisine (HRC). Confira abaixo alguns endereços e, indo à ilha de Oahu, não esqueça de fazer reserva num deles.
Na grande Honolulu, aos pés da montanha, o Sam Choy's Diamond Head Restaurant é o mais emblemático dos restaurantes que servem a HRC. Fica na Suite 201, 449 Kapahulu Avenue (tel. local 808/732-8645). As porções são generosas como o talento do chef -nativo do Havaí, que fez seu nome perpetrando pratos à base de frutos do mar, como lagostins em molho de frutas servido com ervilhas, e também com temperos à base de gengibre e de diferentes ervas. Choy empresta seu nome a dezenas de restaurantes no Havaí, nos Estados Unidos continental e até no Japão.
Ao lado do shopping Aloha Tower, o Chai's Island Bistro (tel. local 808/585-0011) também pertence ao círculo de restaurantes da HRC. Sua gastronomia denuncia influências tailandesas e asiáticas -e o pato assado está entre as especialidades.
Já o Alan Wong's Restaurant, do chef homônimo, no 5º andar da South King Street, 1.857, tel. local 808/732-8645, mistura influências havaianas e chinesas. O serviço, atencioso, compensa a localização, nem tão estratégica para o turista.
O Roy's, na 6.600 Kalaniana'ole Highway (tel. local 808/396-7697), é comandado por outro expoente da HRC, o nipo-havaiano Roy Yamaguchi, cuja arte culinária tem toques que lembram a comida japonesa. O chef, que também produz saquê, tem ao todo 25 restaurantes em lugares tão díspares como Portland, nos EUA, e na ilha de Guam, no Pacífico.
Comandado pelo francês Philippe Padovani, o Padovani's Bistro and Wine Bar fica no número 1.956 do Ala Moana Boulevard (tel. local 808/946-3456). O chef também é um mestre quando o assunto são trufas de chocolate recheadas com frutas, baunilha e amêndoas do tipo macadâmia, comercializadas numa loja que leva seu nome, no 2º andar do Royal Hawaiian Shopping Center, em Waikiki, próximo aos hotéis Sheraton da praia.
Outro cozinheiro que há uma década subscreveu o manifesto que criou a HRC é um francês de origem grega. Seu nome é George Mavrothalassitis, mas ficou conhecido pelo apelido Mavro. Seu restaurante, o elegante -e caro- Chef Mavro (tel. local 808/ 944-3903), fica na South King Street, 1.969, e se notabiliza por servir peixes assados envoltos numa crosta de massa de pão e sobremesas delicadas que usam baunilha natural e tapioca.
Local emblemático -e também caro-, o L'Uraku fica no Kapiolani Boulevard, 1.341 (tel. local 808/955-0552). O jovem chef Hiroshi Fukui não é da primeira leva de fundadores da Hawaiian Regional Cuisine, mas tem usado os conceitos com propriedade. No L'Uraku, experimente o carpaccio de moi, um peixe apreciado pela antiga realeza havaiana que vem sendo criado em gaiolas submarinas especialmente para os restaurantes que servem a comida regional.
Mais badalado, o Sansei Seafood Restaurant & Sushi Bar, cujo endereço é 500 Ala Moana Boulevard (tel. local 808/536-6286), tem inovado. Seu bar vive cheio e o chef Dave "DK" Kodama é um nipo-havaiano que não tem medo de servir sushi de foie gras e manga. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Cozinha regional abusa de heranças étnicas
Próximo Texto: Ousadia deu sabor à Hawaiian Regional Cuisine
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.