São Paulo, segunda, 22 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É VERÃO
Igreja é considerada a que tem a fachada mais colorida de toda a Itália; anjos funcionam como maçanetas
Belos mosaicos do Duomo marcam Orvieto

do enviado especial à Itália

Construído entre os séculos 13 e 16, o Duomo de Orvieto, 121 km ao norte de Roma, tem os mesmos mosaicos intrincados das grandes catedrais românicas e góticas, mas é um templo leve, quase singelo.
Tida como a igreja com a fachada mais rica em cores de toda a Itália, possui nas portas laterais anjos de bronze que servem de maçaneta. E a graça é que essas esculturas, azinhavradas, têm uma canela brilhante, constantemente lustrada pelas mãos dos fiéis.

A Úmbria vale a visita
O outro monumento de Orvieto não é feito de pedra, mas de uvas. O vinho branco clássico de Orvieto, encontrado nas enotecas da praça do Duomo, é dourado e refrescante, podendo ser seco ou semi-doce ("abboccato"). Acompanha bem pratos do vale da Úmbria, como o nhoque "etrusco", com molho de tomate e javali.
Parada ideal para quem vai de Roma a Florença, Orvieto fica ao sul de Siena e também produz uma bela cerâmica, branca com miúdas flores azuis. ( SC).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.