UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado cria rotas alternativas

DA ENVIADA ESPECIAL

Nem só de litoral e história pretende viver o Maranhão. De acordo com a gerência de turismo do governo, implementar novas rotas turísticas ao longo dos próximos quatro anos será o próximo passo para aumentar o número de turistas que visitam o Estado.
A exemplo dos Lençóis Maranhenses, que já seduzem viajantes do mundo todo, destinos com possibilidade de ecoturismo e turismo de aventura devem ser estruturados paulatinamente a fim de receber os amantes dessas modalidades de passeios.
Um deles é a floresta dos Guarás. Situado no noroeste do Estado, o ecossistema tem formação vegetal pré-amazônica e vasta riqueza biológica.
Deverá ser um dos primeiros destinos a receber infra-estrutura de visitação, de acordo com o gerente de turismo, Danilo Furtado.
A operação, no entanto, requer planejamento para evitar danos à natureza. "Por se tratar de um ecossistema diversificado e importante, a visitação deve ser ordenada e limitada", adianta.
"Queremos explorar as embarcações típicas da região para conduzir os turistas em seus passeios", comenta o gerente.

Água e esportes radicais
Viajando rumo ao sul do Estado, outro potencial roteiro é a chapada das Mesas. Nela, rios de águas cristalinas correm por entre vales e despencam em poderosas e exuberantes cachoeiras, como a da Pedra Caída.
O local também é cenário de inscrições rupestres, registros gráficos deixados por civilizações pré-históricas nos paredões rochosos, que convidam os turistas a uma misterioso contato com seus antepassados. Um retorno ao início dos tempos.
O visual não é mais composto de florestas, mas sim da vegetação típica do cerrado. As formações rochosas são particularmente sedutoras aos amantes da adrenalina. Na chapada das Mesas é possível praticar esportes de aventura como o rapel, o rafting e o canyonig, entre outros.
Mais informações podem ser obtidas no escritório de turismo do Maranhão em São Paulo: 0/xx/11/3044-2042; maranhao.sp@placesok.com. (TD)

Texto Anterior: Centro histórico reproduz clima de Lisboa
Próximo Texto: Casado não entra: Viagens enturmam solteiros com gincanas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.