São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GALÍCIA
Passaporte distribuído por agências de viagens tem de ser carimbado durante o percurso para a obtenção da Compostela
Andarilho pode ter certificado da igreja

DO ENVIADO ESPECIAL À GALÍCIA

Quem faz o caminho de Santiago por motivos religiosos pode obter um certificado da catedral de Santiago, documento chamado La Compostela.
Para tanto, é preciso obter uma espécie de passaporte (consegue-se com algumas agências de viagens, por exemplo), que é carimbado ao longo do caminho.
O peregrino religioso, católico, "com espírito de piedade ou inquietude espiritual" deve percorrer o caminho de Santiago por 100 km, caso vá a pé ou a cavalo, ou por 150 km, se for de bicicleta.
Chegando à cidade, a comprovação de viagem deve ser entregue no número 1 da rua do Vilar, a Casa do Deán.
Para quem não tem disposição de espírito ou de corpo para fazer toda a caminhada, há recompensas laicas bastantes. Pare no mosteiro de Samos, edifício belíssimo do século 17 (embora uma reforma leiga tenha pespegado pavorosas pinturas modernas em uma ala do prédio).
Nas proximidades, há a casinha em que os monges (e por vezes monjas) viveram no século 6º, construída com pedras de ardósia, à beira de um ribeirão tranquilo. Daí em diante, o caminhante ou motorista vai deparar com uma série de igrejas românicas.
Por vezes dá a impressão de que o caminho era campo de provas ou escola de arquitetura da Baixa Idade Média, tamanha a proliferação de templos grandes, como a igreja-fortaleza de são Nicolás, ou muito miúdos, como a igreja da aldeia medieval quase intacta de Leboreiro (parada obrigatória).
Perto de Santiago, o caminho alterna passagens aprazíveis, pontes antigas sobre riachos junto de bosques, com trechos em meio a agroindústrias e depósitos. Vez e outra, passa um bando de garotos em barulhentas mobiletes. Ou um incompreensível caminhão. Ou um bando de homens fazendo jogging. Para quem quer clima, o barulho e o atletismo perturbam. (VINICIUS TORRES FREIRE)


Texto Anterior: Túmulo chegou à região de barco
Próximo Texto: Subverta o caminho francês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.