São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região é pródiga em vinhos

DO ENVIADO ESPECIAL

A região da Galícia produz surpreendentes vinhos tintos novos e preciosos brancos -e quase todos eles com excelente relação qualidade/preço.
Os grandes vinhos galegos são os Ribeiro, entre eles o da cepa Albariño, branco. Há maravilhas de frutos do mar. Aproveite a oportunidade de combiná-los. Passe pelo menos uma noite no Parador de Baiona, o Paço de Gondomar, uma fortaleza à beira do mar.
O restaurante é excelente, elegante e algo estranho: o serviço é todo conduzido por senhoras que têm entre 50 e 60 anos, austeras, quase sisudas.
Coma vieiras na chapa (na Espanha, vieiras se chamam também vieiras), as conchas que guardam as nozes carnudas e suaves desse marisco que franceses, alemães, italianos e holandeses chamam de conchas de Santiago.
Escolha um bogavante no tanque (são confundidos com lagostas, mas são escuros quando vivos, têm duas pinças e carne mais suave que a de lagosta. Os franceses chamam de "hommard").
Antes, há uma sequência pantagruélica de tapas. Há um menu-degustação de sobremesas, com doces com ovos, crepes e amêndoas. Fure sua torta de amêndoas e peça para derramarem vinho do Porto por cima -é tradicional e delicioso. Com vinho, sua despesa por isso tudo chega a muito bem gastos R$ 120.
Tapas são aquelas porções para acompanhamento de bebidas em bares, antes típicas do sul da Espanha, agora moda em toda ela. São tapas galegos os polvos no azeite e páprica doce, pimentos de Padrón ("pimentõezinhos" verdes picantes, fritos), empanadas de lombo de porco (parecidas com os nossos empadões, mas mais finas, por vezes recheados de peixe), entre outras dezenas de tipos.
Uma refeição pode ser feita só de tapas. Caso haja disposição e o calor não seja muito, enfrente com brio e prazer um cozido galego, um dos maiores pratos do país, feito com grelos, toucinho, feijões, chouriço, costela, orelha, cabeça, pé e perna de porco e ossobuco de vitela. Do caldo saem sopas magníficas. (VTF)


Texto Anterior: Peregrinação também é gastronômica
Próximo Texto: Eco-Brasil: Pantanal lembra um velho tanque d'água
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.