São Paulo, Segunda-feira, 28 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo resgata hábitos transmontanos

do enviado especial

Não só as cantigas que entoam a trajetória dos camponeses de Trás-os-Montes celebram as manifestações populares do Rancho Folclórico de Vilarandelo. "Herdamos a história e os costumes do nosso povo. Nossas peças revelam, por meio da dança, dos cantos e das músicas, o ambiente onde tudo acontecia na aldeia", diz Armindo Pinto, 39, coordenador do grupo.
Fundado em 1966, o Rancho Folclórico de Vilarandelo conta hoje com 40 pessoas, desde adolescentes a idosos, todos ligados a uma grande família. Nenhum deles vive exclusivamente do grupo.
Seus espetáculos retratam antigas histórias de aldeias, tabernas, adegas e vilarejos transmontanos repassadas pelos ancestrais.
Os trajes são reproduções fiéis dos usados pelos avós dos integrantes, assim como os adereços (canecas de barro, cestas de vime, potes de ferro). (RO)


Texto Anterior: Ovos são a base da doçaria portuguesa
Próximo Texto: Espetáculo celebra colheita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.