São Paulo, Segunda-feira, 28 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espetáculo celebra colheita

do enviado especial

Desde os tempos pré-cristãos, os Pauliteiros Mirandeses de Palaçoulo vêm atuando na festa de celebração das colheitas, em Miranda do Douro, na região de Trás-os-Montes, que ocorre sempre num domingo festivo de setembro.
O grupo também costuma fazer apresentações fora dessa temporada, em outros meses do ano.
O seu espetáculo é rítmico e lembra uma batalha guerreira, apesar de os atores dedicarem suas manifestações, há séculos, à santa Bárbara, mundialmente conhecida por proteger das trovoadas e de outras intempéries.
O show é composto por danças masculinas, viris, denominadas "lhaços", em mirandês, que constituem celebrações agropastoris, de caráter familiar e lendário.
Elas remontam às antigas danças das espadas, de origem indo-européia, trazidas pelos celtas à cultura mirandesa portuguesa.
Usam, na curiosa língua mirandesa, expressões de vivência e de cultura. Por intermédio de sua coreografia, profissões do mundo rural que foram praticamente extintas ecoam, como de ferrador, barbeiro, serrador e cardador.
Depois de percorrer diversos países da Europa, os Pauliteiros Mirandeses de Palaçoulo sonham agora em trazer um pouco do seu passado ao Brasil, seja ele rural ou urbano. (RO)

Texto Anterior: Grupo resgata hábitos transmontanos
Próximo Texto: Ibéria: Verão parece derreter prédios de Barcelona
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.