São Paulo, Segunda-feira, 28 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Culinária local desafia dieta

do enviado especial

Prepare-se para a comilança: os cafés e restaurantes de Barcelona oferecem cardápios para todos os gostos e bolsos.
Do bocadillo de jamón serrano (sanduíche do excelente presunto cru espanhol), boa pedida para um almoço rápido, a um farto prato de arròs negre, espécie de risoto de lula, colorido pela própria tinta do molusco.
Bem variada, a culinária catalã, bem como a de outras regiões da Espanha, consegue arrasar qualquer tentativa de dieta.
A começar pelas tapas - croquetes de jamón ibérico, bolinhos de bacalhau, mexilhões, lulas enfarinhadas, camarões grelhados, entre outras iguarias, servidas como entradas, sob o pretexto de abrir o apetite.

Receita de pão
Enquanto se espera o prato principal, vale a pena degustar o típico pão da Catalunha.
Os ingredientes (pão levemente torrado, tomate, alho e azeite de oliva) costumam estar todos à mesa. Prepare você mesmo: corte o tomate ao meio e esfregue uma das partes sobre a superfície do pão; corte a pontinha de um dente de alho e passe levemente sobre o pão; depois tempere com uma fina camada de azeite de oliva.
De prato principal, há várias opções: peixes grelhados ou ensopados, frutos do mar, paellas, bacalhau, pato, coelho, lombo, ternero.
Se ainda houver espaço para um postre (sobremesa), peça creme catalão ou mel y mató (requeijão com mel).

Bons restaurantes
Ainda pouco conhecido pelos turistas, porque fica distante do centro da cidade, o restaurante Can Cortada tem um ambiente bastante acolhedor. O prédio remonta o século 11, mas sofreu várias modificações.
Um jantar para duas pessoas, incluindo vinho e sobremesa, sai por cerca de 8.000 pesetas (em torno de R$ 80).
Bem mais em conta, o restaurante Egipte, nas Ramblas de Barcelona, oferece no almoço um cardápio a preço fixo (cerca de R$ 15 por pessoa), que inclui dois pratos, vinho e sobremesa.
Não deixe de conhecer o centenário Els Quatre Gats, uma taverna situada no bairro gótico de Barcelona, que entre 1897 e 1903 serviu de ponto de encontro de artistas como Pablo Picasso, Maurice Utrillo e Joan Miró.
(BB)


Endereços - Can Cortada, av. De l" Estatut de Catalunya, s/n; Egypte, Ramblas, 79; Els Quatre Gats, carrer Montsió, 5.


Texto Anterior: Relaxe e veja a vida passar nas Ramblas
Próximo Texto: Vinho do país tem bom preço
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.