São Paulo, Segunda-feira, 28 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Puerto Montt exporta salmão

do enviado especial

Puerto Montt (1.016 km ao sul de Santiago) não possui grandes atrativos turísticos, mas devido à sua localização central atrai excursões que passam pelos Lagos Andinos.
Fundada em 1853 por alemães, tem hoje cerca de 131 mil habitantes, que moram em casas de madeira pintadas de cores variadas.
Eles têm uma explicação para a rica gama de tonalidades -que vai de portas verdes e paredes vermelhas a janelas amarelas e telhados azuis. É o alto índice de chuvas (e nebulosidade) na área: 220 dias por ano. São mais de 80 lagos que fazem da região uma das mais úmidas do Chile.
Uma das poucas atrações da cidade é o pequeno porto de Angelmó, com suas lojas de artesanato e restaurantes de frutos do mar (um prato de salmão custa US$ 15).
Apesar de o salmão não ser um peixe chileno, foi trazido para o país na década passada. Hoje, a produção nacional atinge 150 mil toneladas por ano, sendo 90% na região de Puerto Montt.
Para quem gosta, a fartura de peixes encanta o paladar. Para quem não curte os frutos do mar, o cheiro incomoda.
Próximo a Puerto Montt fica Puerto Varas, localizada à beira do lago Llanquihue -o maior do Chile, com extensão de 877 km2 e profundidade de 340 metros. A visita ao lugar vale por uma boa razão: a vista. Debruçado sobre o lago de origem glacial, está o imponente vulcão Osorno, cuja última erupção foi em 1850, do topo de seus 2.652 metros de altura. (PN)


Texto Anterior: Patagônia nevada: Lagos Andinos dão banho de beleza
Próximo Texto: Lagos e montanhas abraçam Bariloche
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.