São Paulo, segunda, 28 de julho de 1997.



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700 ANOS NA COSTA
Reinado de Ayrton Senna desperta o interesse em percorrer de automóvel as ruas do principado
Circuito local inspira paixão irrefreável

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
da Reportagem Local

Qualquer brasileiro que for a Mônaco e estiver de carro vai ter a idéia de tentar percorrer o traçado do circuito de F-1. Quem foi e não fez isso, pelo menos teve a idéia.
E, se disser que foi e em nenhum momento pensou nisso, creia, está mentindo. Ou hibernou durante os dez anos em que Ayrton Senna construiu seu reinado na mais glamourosa pista do automobilismo.
Foram 10 corridas, 5 poles, 6 vitórias, 3 abandonos e 1 marmelada, que tirou do piloto brasileiro o que seria sua primeira vitória na categoria, em 1984.
Um currículo invejável, que fez Senna roubar do bicampeão mundial Graham Hill o título de "Mr. Mônaco" -o pai de Damon vencera cinco edições nos anos 60.
E que já tem um novo pretendente, o alemão Michael Schumacher, o melhor piloto da atualidade, que acumula três vitórias desde 94. Só falhou no ano passado, quando apenas três carros completaram a prova, vencida por uma zebra francesa, Olivier Panis.
Fatos inusitados como esse são comuns em Mônaco, um sinuoso e estreito circuito, herança de tempos românticos em que correr era, antes de tudo, uma aventura -às vezes, até mesmo fatal.
Quase três quilômetros e meio de ruas espremidas, que Nelson Piquet, com sua acidez incorrigível, traduziu de forma exemplar: algo como andar de bicicleta na sala.
Quase todos os circuitos e autódromos desse tempo não sobreviveram ou sofreram profundas modificações, em nome da segurança ou do interesse da moderna F-1.
Mas Mônaco passou incólume. Seja pela badalação, seja por personagens como Senna, que souberam perpetuar toda uma história.



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