São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATAGÔNIA
Calafate é porta de entrada para geleiras

DA ENVIADA ESPECIAL À PATAGÔNIA

Considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a geleira Perito Moreno é a maior atração de Calafate, pequena cidade da Província de Santa Cruz, na Patagônia Andina.
A cidade é a porta de entrada do Parque Nacional de Los Glaciales (das geleiras). A geleira de Perito Moreno é, sem dúvida, a mais impressionante das 350 que compõem o parque.
Com 4 km de frente, 195 km de extensão e até 90 m de altura, a geleira está, atualmente, estacionada. Mas é possível, em qualquer época do ano, ver partes dela se rompendo e caindo no lago Argentino. O espetáculo provoca um barulho estrondoso, que pode ser ouvido a quilômetros de distância em alguns casos.
É possível contemplar a geleira de vários ângulos. Há passeios de barco -que chega a poucos metros de Perito Moreno-, passarelas (como as de Foz do Iguaçu) ou ainda um passeio a pé, arriscado, sobre a geleira.
Perito Moreno está a 70 km da cidade de 6.000 habitantes, que acaba de inaugurar um aeroporto internacional.
"Esperamos dobrar o número de visitantes agora", diz o secretário de Turismo de Calafate, Alexis Simonovic.
Para tanto, a cidade, que ainda não possui um hotel cinco estrelas, investe agora no aumento do número de leitos.
"Até 2002 vamos ter aumentado em 50% a nossa capacidade atual (20 mil leitos). Estamos contando com a parceria da Câmara de Comércio e Turismo da cidade, que tem todo o interesse no sucesso do turismo na região", diz Simonovic, que aposta em um aumento das visitas já em julho.
"Apesar de ser baixa temporada aqui, a inauguração do aeroporto e a confirmação de vôos diretos provenientes de Buenos Aires e de Bariloche, cidades que têm muito turismo nessa época do ano, vai trazer mais gente para cá", conclui. (MARÍLIA RUIZ)



Texto Anterior: Cidades querem ser grife turística
Próximo Texto: Ushuaia quer ser o Rio do fim do mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.