São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVERNO SERRANO

Apesar das condições da estrada, esburacada e mal sinalizada, região recebe turista avesso ao agito

Culinária e trilhas esquentam Monte Verde

PALOMA VARÓN
ENVIADA ESPECIAL A MONTE VERDE

Apesar das dificuldades da estrada -esburacada, mal sinalizada e, na parte sem asfalto, enlameada ou empoeirada-, Monte Verde (MG) é uma das opções preferidas dos paulistas nos meses de inverno.
Distrito do município de Camanducaia e localizado no lado mineiro da serra da Mantiqueira, a 160 km de São Paulo, Monte Verde recebe o visitante com um belo visual e um agradável clima serrano. Sua altitude varia de 1.500 m a 1.600 m e, no inverno, a temperatura pode ficar abaixo de zero; a mais baixa temperatura registrada foi de 14C negativos.
Os primeiros moradores vieram da Letônia, seguidos por alemães, húngaros e italianos. Isso, somado à arquitetura suíça das casas da avenida principal, cujo nome é Monte Verde, faz o turista se sentir mais perto da Europa.
A gastronomia dos bares e restaurantes e os esportes de aventura praticados na região ajudam a esquentar um pouco a temperatura. O turista pode apreciar comida típica mineira, fondue, trutas, doces e chocolates.
Entre as trilhas mais conhecidas para serem desbravadas estão a da pedra Redonda, a da pedra Partida, a do Chapéu do Bispo e a do pico do Selado (a 2.080 m de altitude), de onde se avista todo o Vale do Paraíba. Também é possível praticar rapel e canyoning, banhar-se em rios e cachoeiras e fazer passeio de avião monomotor, que parte do aeroporto local.
Monte Verde é menos badalada que Campos do Jordão (que fica no lado paulista da Mantiqueira) e ideal para casais. As ruas de terra, cercadas de hortênsias, são agradáveis para caminhadas ou passeios a cavalo, que pode ser alugado na avenida Monte Verde, assim como as motos.
Já no quesito compras, o forte são as malhas, a cerâmica, o artesanato, os doces, os queijos caseiros e vários produtos naturais, como sabonetes e xampus.

Site: www.monteverdemg.com.br


Paloma Varón viajou a convite do hotel Kuriuwa.


Texto Anterior: Mosteiro expõe milagres e bordados
Próximo Texto: Hotel não aceita crianças
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.