São Paulo, segunda, 30 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu abriga forca de Tiradentes
em Minas Gerais

Em majestoso edifício construído entre 1784 e 1846, o museu da Inconfidência guarda objetos relativos ao movimento.
Os restos da forca em que Tiradentes foi executado é um patrimônio impressionante do acervo, mais pelo seu significado do que por seu aspecto.
Há ainda cartas e relatórios do mártir, da época em que ainda era alferes da tropa paga do governo, móveis antigos e os túmulos de personalidades mineiras, como o poeta e inconfidente Tomás Antônio Gonzaga.
Casa dos Contos
Antiga casa de fundição de ouro, o Casa dos Contos abriga uma coleção de moedas e notas brasileiras, desde a época em que o papel-moeda era um "vale-dinheiro", assinado pelos donos das fazendas, até os dias atuais.
Ao olhar os papéis-moeda mais recentes, você certamente se recordará das notas que ficaram em sua carteira por pouco tempo.
Por meio delas, é possível acompanhar os planos econômicos pelos quais passou o país, gerando novas moedas que "derrotariam a inflação" -cruzado, cruzado novo, cruzeiro etc.
Em outro ambiente da mansão, uma biblioteca exibe documentos com as sentenças de cada inconfidente e tem inúmeros livros que podem ser consultados mediante autorização.
Não deixe de explorar a parte de baixo da construção, onde está localizada a senzala.
Em vez de abrigar os negros, o espaço deveria ser destinado às crianças, que ficariam muito contentes em utilizá-lo como caverna em suas brincadeiras.
Escola de Minas
Construído, a partir de 1743 para ser palácio dos governadores, o edifício da Escola de Minas cumpriu sua função original até 1898, quando a capital do Estado foi transferida para Belo Horizonte.
Hoje o prédio abriga o museu de Ciência Técnica, dividido em três ambientes: mineralogia, metalurgia e história natural.
Passe rapidamente pelo setor de metalurgia (com máquinas que só agradam aos profissionais do ramo), explore um pouco a parte com animais empalhados e conchas de diversos países e detenha-se mais tempo na área de mineralogia, com pedras de variadíssimas cores e formatos. repare como uma mesma substância pode ter diferentes aspectos.
Casas de famosos
Quando for ao museu Casa Guignard, não espere encontrar uma coleção extensa das obras do pintor que dá nome ao lugar.
Aproveite o pouco que há, como o quadro "Paisagem de Minas", em que Guignard mistura as cidades históricas mineiras em meio a um extenso vale verde. Observe também os desenhos feitos pelo pintor em cartões destinados a sua amada Analita Fontenelle.
A casa em que morou Marília, a musa do poeta Tomás Antônio Gonzaga, hoje é a escola estadual Marília de Dirceu. Ao lado do edifício há uma fonte da época em que eles estavam vivos.
O casal se separou quando Gonzaga foi deportado para a África por ter participado da Inconfidência Mineira. Mas o romance se imortalizou na obra "Marília de Dirceu". (MARISTELA DO VALLE)

Casa dos Contos: r. São José, 12, tel. (031) 551-1444

Casa Guignard:
rua Conde de Bobadela, 110

Escola de Minas:
praça Tiradentes, 20, tel. (031) 559-1530

Museu da Inconfidência:
praça Tiradentes, 139, tel. (031) 551-1121



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.