São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2007

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Preços, falta de costume e estradas ruins afetam o mercado brasileiro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O mercado de aluguel de carros vem se desenvolvendo no Brasil, mas ainda está longe de alcançar o patamar dos EUA. De acordo com os executivos do setor, alguns fatores interferem na popularização do aluguel de carros no país.
"Nos EUA, o serviço é muito usado para turismo, enquanto no Brasil o perfil do cliente é mais corporativo", afirma Antônio Lemos, 48, presidente executivo da Unidas. "Um incremento do turismo pode aumentar o mercado. As condições rodoviárias e de segurança afetam o setor. Nos EUA, com estradas em boas condições, a viagem leva menos tempo que no Brasil", diz Lemos.
"O mercado no Brasil vem crescendo por volta de 15% ao ano nos últimos dez anos. Nos EUA, o hábito de alugar carros começou na década de 40, enquanto aqui foi na década de 60", diz Hélio Netto, diretor comercial da Hertz. "O setor nos EUA conta com 2 milhões de veículos e movimenta US$ 20 bilhões. Na Europa, são 1,5 milhão de veículos e US$ 10 bilhões. No Brasil, são 230 mil veículos e US$ 1,5 bilhão."
A falta de costume de alugar carros também é citada por Cristina Chaves, 42, gerente nacional de atendimento e marketing da Localiza. "Falta um pouco da cultura do aluguel de carro no Brasil e na América Latina", diz. (MDV)

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