São Paulo, Segunda-feira, 30 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA INGLATERRA
Crustáceo é o destaque em vários restaurantes, mas exige "técnica" para quebrar a carapaça
Troque a carne vermelha pela lagosta

do enviado especial
a Massachusetts


Quando viajar à costa do Estado de Massachusetts, esqueça a carne bovina e mergulhe nos frutos do mar e nos peixes. Mesmo se você for daqueles carnívoros, que adoram uma picanha sanguinolenta. Vale a pena.
O destaque fica para a lagosta do Maine, que é oferecida em diversos restaurantes de Boston e de Cape Cod. Mas há também mexilhões, mariscos etc.
A lagosta -cuja carne é saborosa, branca e firme, mas não dura- é servida com diversos acompanhamentos, como espiga de milho ou batatas cozidas.
Os norte-americanos também a servem com um molho de manteiga derretida. Não tem muita graça, é insosso. Nessa hora o que falta mesmo é um bom molhinho à vinagrete apimentado. O mesmo vale quando é servida uma porção de mariscos.

Carapaça
Antes de iniciar a comilança, você tem de quebrar a dura carapaça do crustáceo.
Todos os restaurantes oferecem um acessório indispensável: um tipo de quebra-nozes. Só assim é possível fragmentar a cauda ou as garras do animal e extrair sua carne, sem se machucar.
Caso você nunca tenha feito essa operação, não se preocupe. Os garçons explicam a técnica.
A ligação de Boston com a lagosta é tamanha que há no Museu da Ciência uma reprodução desse crustáceo, cujo maior exemplar, segundo a entidade, foi pescado na Província de Nova Scotia, no Canadá, em 11 de fevereiro de 1977. A lagosta pesava 44 libras, ou seja, 19,97 kg!

Cervejas
Para beber, experimente as cervejas oriundas do próprio Estado de Massachusetts, como a Samuel Adams e a Harpoon.
De coloração amarelo-escura, as duas cervejas têm um sabor forte e são ótimas opções para acompanhar um aperitivo, um prato de frutos do mar ou simplesmente para bebericar.
As duas cervejarias têm visitas guiadas a suas instalações. Confira na Internet: Samuel Adams (www.samadams.com) e Harpoon (www.harpoonbrewery.com).
(CLAUDIO SCHAPOCHNIK)




Texto Anterior: Museu da Ciência é interativo
Próximo Texto: Restaurante tem clima do século passado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.