São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanhóis deixaram suas marcas

NO NOVO MÉXICO

No Novo México, muitas cidades, começando por Santa Fé, têm nomes de origem espanhola, como Socorro, Albuquerque e Las Cruces. O Estado era parte do território que começou a ser ocupado no século 16 por conquistadores espanhóis, que chegaram atraídos por lendas segundo as quais lá havia cidades de ouro.
Virou Província do México com a independência deste, em 1821. Nesse ano, teve início a histórica trilha de Santa Fé, que começava no Missouri e terminava na Plaza da cidade, trazendo os "anglos" (americanos) do leste e seus produtos. Caravanas de comerciantes percorriam os dois pontos em viagens de até três meses, e quem era de um lado achava o outro exótico e vice-versa. Os viajantes ficavam no hotel La Fonda, que já foi reconstruído algumas vezes, mas que existe ainda hoje.
Em 1846 os EUA declararam guerra contra o México e, em 1850, o Novo México passou a ser norte-americano. Em 1912, tornou-se o 47º Estado do país. Hoje o Novo México é um quadrado de 314.000 km2 encaixado entre o Texas e o Arizona. Pecuária, equipamentos eletrônicos, produtos de petróleo e turismo estão entre as atividades econômicas do Estado.


Texto Anterior: Outro México: Luz de Santa Fé doura casas de adobe
Próximo Texto: Pimenta dá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.