São Paulo, Domingo, 02 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Você Decide" terá debates nos moldes do "Barraco MTV"

ANNA LEE
da Sucursal do Rio

A Globo está apostando este ano na apresentação de adaptações de textos da literatura brasileira no "Você Decide" para, junto com o "Zorra Total", exibido imediatamente antes, ganhar a disputa pela audiência da quinta-feira.
Esse é o dia em que a emissora, há algum tempo, tem perdido frequentemente a liderança no Ibope.
No final de 1997, o "Você Decide", que atingia média de 30 pontos, passou a perder público para o "Márcia", que era apresentado no SBT, e o "Ratinho Livre", então exibido na Rede Record.
A partir de 25 de março, a emissora passou a exibi-lo às 23h, depois do "Zorra Total", apresentado às 22h. O principal concorrente tem sido o SBT, que no horário apresenta o "Programa do Ratinho" e "Ô, Coitado". No último dia 22, no horário, a Globo apresentou média de 22 pontos no Ibope, e o SBT, 15. Já no dia 15, a Globo alcançou 20 pontos contra 24 do SBT.
Para este ano, também está prevista a mudança no formato do "Você Decide", que deve ganhar cenário novo -uma sala de estar com vários ambientes, onde o apresentador no final de cada episódio vai discutir informalmente com convidados a escolha do público.
A idéia é fazer um debate no estilo do programa "Barraco MTV", apresentado por Astrid Fontenelle. A Globo, que pretendia ter estreado o novo formato do "Você Decide" no dia 25 de março, junto com o novo horário, tentou levar Astrid para o programa, mas não conseguiu. Como resposta da apresentadora, escutou: "O "Você Decide" não tem nada a ver com meu estilo".
Assim, enquanto a emissora não encontra alguém que tenha a ver com o programa e que tenha estilo para apresentar um debate nos moldes do "Barraco MTV", a data de mudança de cenário, já pronto, permanece indefinida.
O nome da atriz Suzana Vieira chegou a ser cogitado para assumir o cargo de apresentadora do programa -idéia descartada depois que ela entrou no elenco de "Andando nas Nuvens".
Enquanto não encontra um apresentador para o "Você Decide", a responsabilidade de conquistar público será das adaptações de textos literários, que serão exibidos uma vez por mês.
Nos outros dias serão apresentados, além de textos da equipe de autores do programa, histórias de autores como João Ubaldo Ribeiro, escritos especialmente para o programa. Miguel Falabella também deve escrever um episódio.
"O trunfo dessa nova fase é a adaptação de histórias literárias. Estamos procurando textos que se adequem ao formato, para não trair o espírito dos autores", disse Geraldinho Carneiro, responsável pela supervisão dos textos.
O próximo episódio, que irá ao ar nesta quinta, será "Numa e a Ninfa", baseado na obra homônima de Lima Barreto.
A história, passada no início do século, mostra o dilema de Numa Pompílio (Stênio Garcia), um deputado inexpressivo, que deverá decidir se aceita -ou não- a ajuda do amante de sua mulher, Edgarda (Giulia Gam).
Ainda está prevista a exibição de uma adaptação para o conto "Trio em Lá Menor", de Machado de Assis, entre outros.


Texto Anterior: Ibope: Audiência paulista migra da Globo
Próximo Texto: O novo time da Band
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.