São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"PAPAI, EU QUERO!"

Executivo do Cartoon Network diz que as crianças do país são as que mais consomem em toda a América Latina

Canais infantis lançam novidades na TV, nos cinemas e nas lojas do Brasil

PALOMA VARÓN
DA REDAÇÃO

OS CANAIS pagos direcionados às crianças reservam muitas estréias e promoções para o restante do ano. Cartoon, Nickelodeon, Fox Kids e Disney Channel, que disputam um vasto mercado no Brasil, vão lançar também produtos diversos com a marca dos personagens favoritos da garotada.
"O lançamento de um novo desenho já vem acompanhado de uma estratégia de marketing", explica Fernando de los Reyes, vice-presidente de marketing do Cartoon Network para América Latina. Ele afirma que o Brasil é o maior mercado da América Latina. "Na Copa Toon [campeonato de futebol com personagens dos desenhos", os brasileiros foram os que mais participaram", afirma. Promoções como a Copa Toon (badalada também na internet e em eventos em São Paulo), cuja quarta edição anual foi encerrada em 26 de maio, e o Prêmio Kids Choice (Nickelodeon), cuja terceira edição será realizada no final do ano, ajudam a consolidar a imagem dos canais entre as crianças. O licenciamento de produtos (papelaria, material escolar, roupas, acessórios, brinquedos, jogos, livros) é outra estratégia utilizada pelas TVs para se aproximarem do público-alvo. Mas o que atrai a criançada é mesmo a programação dos canais, que estão sempre preocupados em trazer novidades.

Novidades
O Cartoon, que estreou ontem o desenho "Liga da Justiça", prepara ainda duas outras novidades para este ano: "Samurai Jack", em setembro, e "Diabólico e Sinistro", em novembro.
"Samurai Jack" conta a história de um guerreiro medieval determinado a derrubar o reinado de um mago que tem o poder de mudar de forma. "Diabólico e Sinistro" é a uma série macabra, que tem duas crianças, Billy e Mandy, como protagonistas. Elas são amigas de Puro Osso, que não é outro senão a morte.
Além disso, o canal lança, nos cinemas, os filmes "As Meninas Superpoderosas -O Filme", em julho, e "Scooby Doo", em outubro.
A Nickelodeon fez o caminho inverso: estreou a animação "Jimmy Neutron" nos cinemas no início do ano e vai levá-la para a TV no dia 28 de setembro (atualmente, o personagem aparece em vinhetas na programação). O desenho fala da vida de Jimmy, um menino de dez anos que usa sua inteligência para inventar maneiras de facilitar seu cotidiano.
"Jimmy Neutron", um desenho animado em três dimensões totalmente feito em computador, é o primeiro do canal desenvolvido e produzido simultaneamente para cinema, televisão e internet.
O Boomerang, canal do Cartoon especializado em desenhos clássicos, estréia hoje, às 10h e às 18h, "Peter Potamus e Tico Mico", exibido na TV aberta nos anos 60 e 70, sobre dois exploradores que viajam em um balão. Em julho, a atração é "Hong Kong Fu" (de meados dos anos 70), com o cachorro que usa o karatê contra o crime.
O Fox Kids também já preparou suas estréias para julho. No dia 6, lança "Gárgulas", uma série de mistério que conta as aventuras de criaturas míticas da era medieval. No dia 26, estréia a nova temporada dos Power Rangers, "Power Rangers Força Animal", com os cinco jovens heróis que lutam contra as forças do mal.
Ainda em julho, o Disney Channel exibe "Tigrão - O Filme" e "Dinossauros", produções dos estúdios Disney, que passam pela primeira vez na TV brasileira.



Texto Anterior: Convidados especiais: Astros do cinema reforçam seriados
Próximo Texto: Em meio às novidades, os "desanimados" heróis Marvel são cultuados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.